Secult promove ações sociais em comemoração ao Dia do Artesão no Piauí
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), os eventos acontecem nos dias 19 e 20 de março, na Central de Artesanato Mestre Dezinho.A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), informa que está preparando uma agenda especial em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março. As atividades acontecerão na Central de Artesanato Mestre Dezinho.
De acordo com a Secult, as festividades terão início no dia 19 de março, às 9h, com uma missa em homenagem aos artesãos. Além disso, serão disponibilizados serviços de cadastramento e emissão da Carteira Nacional de Artesão, bem como serviços de saúde. No dia seguinte, 20 de março, a partir das 9h30, está prevista uma cerimônia que incluirá a entrega de Menção Honrosa, um bingo com prêmios, apresentações musicais e artísticas.
Ícaro Machado, superintendente do Artesanato Piauiense, destaca que essa programação especial é parte da política estadual de estímulo à produção artesanal e também representa um momento de interação com os artesãos.
"Valorizamos o papel crucial dos artesãos na preservação da cultura e identidade do Piauí. Na Sudarpi, nosso objetivo é gerir políticas e ações que apoiem o desenvolvimento da atividade artesanal em nosso estado. Neste mês de março, especialmente dedicado aos artesãos, estamos promovendo projetos de valorização, incentivo e reconhecimento desses profissionais em nosso estado. Por isso, continuaremos com nossa programação nos dias 19 e 20, com mais iniciativas de integração com os artesãos", conclui Machado.