Piauí começa última campanha de vacinação contra a aftosa
A campanha, que segue até o dia 30 de abril, tem como meta vacinar 2 milhões de cabeças de gado.Nesta segunda-feira (01) o governador Rafael Fonteles participou, do lançamento da Campanha Vacinação contra a Febre Aftosa, na fazenda do Povoado Coroatá, zona rural de Teresina.
A campanha, que segue até o dia 30 de abril, tem como meta vacinar 2 milhões de cabeças de gado. O foco dessa última etapa de vacinação, que garante o gado piauiense livre da aftosa, mesmo sem campanhas massivas de imunização, é garantir que o Piauí ganhe o selo para exportação da proteína animal.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na portaria de nº 665, de 21 de março de 2024, que reconhece nacionalmente o estado do Piauí como livre da doença sem vacinação, uma conquista histórica para a pecuária do estado. A meta agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025, garantindo um processo de exportação mais seguro.
De acordo com Rafael Fonteles a meta é chegar a 4 milhões de cabeças de gado no Piauí com o aumento da produção estimulada pelo mercado internacional. Os investimentos no setor, com o lançamento da pedra fundamental de frigoríficos em Ribeiro Gonçalves e Socorro do Piauí, além de um empreendimento de laticínios em Cristino Castro.
"Isso garante acesso a mais mercados, para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção", destaca o governador.