Dioclécio Sousa é empossado solenemente como desembargador do TJ-PI
A cerimônia aconteceu na noite dessa sexta-feira (26), no Pleno do Palácio da JustiçaNa noite dessa sexta-feira (26), o juiz Dioclécio Sousa foi empossado em solenidade como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), depois de 37 anos de magistrado, a cerimonia ocorreu no Pleno do Palácio da Justiça, com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de amigos e familiares do empossando, juízes e servidores do TJ-PI.
Natural de Parnarama (MA), Dioclécio Sousa ingressou na magistratura em 1987, passou por comarcas do interior e pela 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Capital, ascendeu ao cargo de desembargador em março deste ano, pelo critério do merecimento, em vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Eulália Pinheiro.
Segundo o desembargador Dioclécio Sousa, ao longo de 40 anos de dedicação ao direto é um dia de grande felicidade e realização. “É um dia de grande felicidade e realização, especialmente para minha família. Após 40 anos de dedicação ao Direito, chego ao cargo de desembargador. Em nada muda a minha postura, mas não deixa de não me envaidecer um pouco, assumir uma posição tão destacada, principalmente um menino simples que veio do interior e, de repente, está aqui nessa posição, de julgar em grau de recurso, revisar decisões de juízes de primeiro grau, julgar inclusive aquelas pessoas que tem prerrogativa de função”, declarou o desembargador.
O desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, destacou os requisitos que, para o julgador, farão de Dioclécio Sousa um grande desembargador, reputação ilibada, notório saber jurídico, humildade e altivez. “Um cidadão com uma conduta retilínea, portador de uma cultura e conhecimento humanístico invejável e um cidadão que tem uma experiência comprovada no judiciário piauiense”, destaca.