Sesapi reforça vacinação contra influenza em comunidade indígena de Paulistana
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a imunização foi realizada neste sábado (18) com aplicação de cerca de 500 doses.Neste sábado (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) prestou apoio às equipes de vacinação do município de Paulistana para imunizar a comunidade indígena Bate Maré, do povo Kariri, aplicando cerca de 500 doses.
Conforme a Sesapi, a equipe da Coordenação Estadual de Imunização atuou na vacinação contra a influenza, que ocorreu durante toda a manhã e se estendeu até o início da tarde.
A secretaria informou que o objetivo é que, até o final da campanha de vacinação contra a influenza, pelo menos 90% dos membros da comunidade tenham suas carteiras de vacinação atualizadas. A ação abrangeu o público geral da comunidade, incluindo indivíduos a partir de seis meses de idade.
Bárbara Pinheiro, coordenadora estadual de imunização da Sesapi, ressaltou que a secretaria tem prestado apoio a ações de imunização em todo o estado, com a meta de melhorar a cobertura vacinal em todos os imunizantes possíveis. “Queremos melhorar cada vez mais os nossos indicadores e estamos prestando toda a assistência possível aos municípios para que esses números melhorem. Além de enviar as vacinas que chegam até nós pelo Ministério da Saúde, também promovemos apoio às ações como a deste sábado, capacitações com os profissionais e damos orientações, sempre buscando ampliar a vacinação”, destacou a coordenadora.
Daniel Tácito, enfermeiro do município de Paulistana que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável por atender a comunidade Bate Maré, enfatizou a importância de facilitar o acesso às vacinas para os públicos prioritários, como os povos originários. “É crucial garantir que essas comunidades tenham acesso fácil e rápido às vacinas, especialmente em campanhas importantes como a da influenza, para proteger a saúde de todos”, afirmou o enfermeiro.