Fiéis celebram Corpus Christi com missa na Catedral Metropolitana de Teresina

A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (30), na catedral localizada no Centro da cidade de Teresina.

Nesta quinta-feira (30), a comunidade católica no Brasil celebra a solenidade de Corpus Christi, importante dia litúrgico que acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa. Uma missa foi realizada nesta tarde na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro de Teresina.

De acordo com a Arquidiocese de Teresina, a origem dessa celebração remonta ao século XIII. Naquela época, o sacerdote Pedro de Praga, buscando reforçar sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, presenciou um milagre. A hóstia sagrada transformou-se em carne viva, respingando sangue e manchando o corporal.

O evento extraordinário levou o Papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, como uma solenidade pública para toda a Igreja. Desde então, essa celebração tornou-se uma manifestação pública de fé no Santíssimo Sacramento, demonstrando amor e devoção ao Corpo e Sangue do Senhor.

Em Teresina, a Santa Missa Solene foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, que destacou a importância da data para os fiéis. "A Eucaristia é fonte e ápice da vida cristão, por isso hoje a igreja se une em torno da solenidade de Corpus Christi", afirmou.

Também faz parte da programação religiosa uma procissão eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito, onde serão entoados louvores e bênção do Santíssimo Sacramento.

Mais conteúdo sobre:

Igreja São Benedito

Arquidiocese de Teresina

Veja também