Serviço de Triagem Neonatal reforça importância do teste do pezinho no Piauí
Conforme a Sesapi, a equipe do neonatal irá realizar visitas às maternidades para informar sobre a importância do teste do pezinho.No mês de julho, o Serviço de Triagem Neonatal (SRTN) do Piauí, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizará uma série de visitas institucionais em todas as maternidades de Teresina, com o objetivo de enfatizar a importância do teste do pezinho. O exame é realizado em recém-nascidos para identificar precocemente diversas doenças congênitas, possibilitando tratamento imediato e prevenção de complicações graves.
O Serviço de Referência em Triagem Neonatal, sediado no Hospital Infantil Lucídio Portella é coordenado pela psicóloga Alessandra Fortes, que destacou a importância do teste do pezinho, geralmente realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.
“Algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido são capazes de detectar doenças metabólicas, genéticas e endócrinas, que não apresentam sintomas aparentes no início da vida. Mas o diagnóstico precoce dessas condições é crucial para iniciar o tratamento antes que causem danos irreversíveis”, informa Alessandra Fortes.
Além da realização do exame, é crucial que os pais busquem prontamente o resultado, como alerta a coordenadora. "Infelizmente, muitos não percebem a importância desta etapa, o que pode comprometer a saúde do bebê. Alguns só procuram anos depois, por recomendação médica devido a complicações de saúde das crianças", afirmou.
Caso o resultado do teste do pezinho aponte alguma alteração, é fundamental que os responsáveis ajam rapidamente. "Se o resultado do exame do seu bebê indicar alguma alteração, não hesite em entrar em contato com nossa equipe. Estamos preparados para fornecer todo o suporte necessário, realizar novos exames confirmatórios e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível", assegura Alessandra.
Segue abaixo a agenda de visitas do SRTN às maternidades de Teresina:
- Maternidade Wall Ferraz (Dirceu) - 11/07 às 10h30
- Maternidade do Satélite - 18/07 às 10h30
- Maternidade do Promorar - 27/07 às 10h30