Maternidade Evangelina Rosa recebe carros térmicos para refeições hospitalares

Os carros térmicos preservam tanto os fatores intrínsecos, como pH e conteúdo de água, quanto os fatores extrínsecos, como o ambiente e a temperatura do alimento exposto.

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) recebeu nesta semana novos carros térmicos para o transporte de refeições hospitalares, um investimento que visa garantir a segurança alimentar e a qualidade das refeições servidas.

De acordo com a Sesapi, os novos equipamentos são fundamentais para a manutenção de um ambiente seguro para os pacientes, especialmente aqueles com o sistema imunológico debilitado. Com os carros térmicos, os riscos de contaminação cruzada são significativamente reduzidos, assegurando que os alimentos cheguem às mãos dos pacientes nas melhores condições possíveis.

Benefícios Nutricionais e Segurança Alimentar

Os carros térmicos preservam tanto os fatores intrínsecos, como pH e conteúdo de água, quanto os fatores extrínsecos, como o ambiente e a temperatura do alimento exposto. Equipados com um painel de temperatura avançado, os carros garantem que os alimentos sejam armazenados corretamente. Para as refeições quentes, a temperatura deve ser mantida acima de 60 graus Celsius, enquanto os alimentos frios devem permanecer abaixo de 10 graus Celsius. Essa precisão ajuda a reduzir os riscos de contaminação e a proliferação de bactérias, mantendo os pacientes seguros.

"Esses carros térmicos nos permitem oferecer um atendimento mais humanizado, fazendo com que nossas pacientes se sintam acolhidas, quase como se estivessem em seus próprios lares. Além disso, alcançamos uma significativa redução na quantidade de lixo produzido por materiais descartáveis e uma diminuição nos custos com esses materiais", explicou Ruthe Pessoa, coordenadora de Nutrição da NMDER.

Os novos carros são totalmente motorizados, o que facilita as manobras e reduz o esforço físico dos copeiros responsáveis pela entrega das refeições. Cada módulo de transporte está equipado com uma estação aquecida e refrigerada, permitindo a entrega eficiente de refeições quentes e frias simultaneamente. Isso é possível graças às suas câmaras de temperatura independentes, que asseguram que cada tipo de alimento seja mantido na condição ideal até chegar aos pacientes.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi

Veja também