Piauí possui a segunda maior área plantada de caju no Brasil
A SAF informou que tem o objetivo de estimular a cajucultura a partir da distribuição de mudas de caju.A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) informou que o Piauí tem apresentado um crescimento na produção do pedúnculo do caju e seus derivados, possuindo, atualmente, a segunda maior área ocupada com cajueiro no Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área ocupada com cajueiro no Brasil é estimada em 425,2 mil, sendo 63,9% no Ceará; 17,2% no Piauí; e 11,7% no Rio Grande do Norte.
A SAF informou que tem o objetivo de estimular a cajucultura a partir da distribuição de mudas de caju. Anualmente, há distribuição de mudas para organizações de agricultores familiares, cooperativas e associações. Atualmente, a SAF atua com o objetivo de ampliar o número de viveiros para diversas regiões do estado, possibilitando que a muda se desenvolva melhor.
Segundo o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, os territórios Chapada Vale do Itaim e Vale do Guaribas, no semiárido piauiense, representam a maioria da área plantada no Piauí.
“É uma atividade que tem uma importância muito grande, principalmente na região do semiárido do estado, onde se concentram os territórios Chapada Vale do Itaim e Vale de Guaribas, que representam em torno de 52% da área plantada. É uma atividade geradora de renda. Nos últimos anos, a cajucultura tem tido uma representação maior da agricultura familiar”, destaca.
Além disso, a castanha é o produto de maior valor agregado, mas o pedúnculo pode ser utilizado de diversas maneiras, como na produção de sucos, cajuínas e doces. O caju é um dos principais frutos produzidos pelos agricultores e agricultoras familiares em todos os territórios de desenvolvimento do estado.