Alepi aprova empréstimo de 2,5 bilhões para o Governo do Piauí
O projeto iniciou-se com as analises nesta manhã de terça (13), nas Comissões de Constituição e Justiça e na de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.Nesta terça-feira (13), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o empréstimo de até R$ 2,5 bilhões junto ao Banco do Brasil destinado ao Governo do Estado.
Conforme o projeto, o valor será utilizado para investimentos em áreas como infraestrutura de transportes, mobilidade urbana e obras de urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica e transformação digital.
De acordo com o governo do estado, a operação solicitada promove, de maneira democrática, a integração dos setores produtivo e social. No âmbito econômico, ela possibilita a atração de investimentos, a geração de empregos e a melhoria dos fluxos econômicos no Estado. No âmbito social, ela atende firmemente aos imperativos estabelecidos na Constituição Federal, garantindo os direitos fundamentais dos cidadãos e promovendo o bem-estar social.
O projeto iniciou-se com as análises nesta manhã de terça (13), nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e na de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT), sob relatorias de Evaldo Gomes (Solidariedade) e Severo Eulálio (MDB), respectivamente.
Segundo o deputado Evaldo Gomes, é um projeto de grande importância para o Estado do Piauí, por representar mais investimentos para obras e serviços em benefício da população. "Uma taxa pequena [de juros], o Estado está bem, com certeza não tem dificuldade de fazer os pagamentos das parcelas”, destacou.
Além disso, durante a análise do projeto na sessão plenária da Alepi, foram recebidos 20 votos favoráveis em primeira votação e 24 em segunda. Na sessão plenária, foram aprovados dois projetos de lei. Um, de autoria de Gracinha Mão Santa (PP), declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí a Parada da Diversidade de Teresina. O segundo reconhece de utilidade pública a Associação dos Fiéis de Nossa Senhora da Conceição de Palmeirais, de autoria da deputada Elisângela Moura (PCdoB).