Corpo de Bombeiros capacita 182 brigadistas na região Centro-Norte do Piauí
A capacitação beneficiou 14 municípios no estado e a entrega dos certificados ocorreu nessa quarta-feira (21).A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí realizaram, nessa quarta-feira (21), em Aroazes, a entrega de certificados a 182 brigadistas florestais formados em um curso de capacitação focado na prevenção de incêndios e preservação ambiental. O evento marca um importante passo para o fortalecimento das brigadas municipais em toda a região.
De acordo com o Governo do Piauí, os novos brigadistas passaram por um intenso treinamento oferecido pela Semarh em parceria com o Corpo de Bombeiros, onde receberam instruções teóricas e práticas sobre comportamento do fogo, técnicas de combate a incêndios, e o uso seguro de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais específicos para combater focos de incêndio.
Durante a cerimônia, também foram distribuídos EPIs e outros materiais essenciais para o combate aos incêndios, garantindo que os brigadistas estejam devidamente equipados para enfrentar os desafios que poderão surgir. A capacitação dos brigadistas é vista como uma ação estratégica para evitar a propagação de incêndios florestais, comuns em determinadas épocas do ano.
Major Dênio Marinho, diretor de fiscalização ambiental da Semarh, destacou a importância da iniciativa para a segurança ambiental no estado. "A Semarh vem trabalhando diuturnamente para o crescimento e o fortalecimento das formações das brigadas municipais, mantendo o padrão de pronto atendimento quando solicitada aos sinistros na ocorrência do fogo em vegetação", afirmou. Ele também ressaltou o crescimento significativo das brigadas florestais no Piauí, passando de 18 brigadas em 2022 para mais de 70 brigadas atualmente, com quase 900 brigadistas treinados e equipados.
Para o coordenador de Instrução e Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Jandce Araújo, a preparação e o uso adequado de equipamentos são cruciais para a segurança dos envolvidos no combate ao fogo. "É necessário estar preparado para o combate aos incêndios, o quanto antes um incêndio for combatido, menores as chances de alastramento", enfatizou Araújo.
Os municípios beneficiados pela ação, localizados nas regiões do Vale do Sambito e Médio Parnaíba, incluem Aroazes, Valença, Ipiranga, Pimenteiras, Santa Cruz dos Milagres, Palmeiras, Conceição do Canindé, Inhuma, São Pedro do Piauí, Landri Sales, Francinópolis, Novo Oriente do Piauí, Várzea Grande e São Miguel da Baixa Grande. Com a capacitação desses brigadistas, a expectativa é de uma resposta mais ágil e eficaz no enfrentamento dos incêndios florestais, contribuindo para a preservação das áreas verdes e da biodiversidade local.