Estudantes piauienses visitam Harvard durante intercâmbio nos EUA

As seis equipes vencedoras da primeira edição do Seduckathon estão em solo norte-americano para um intercâmbio educacional de 1 mês.

No último sábado (21), um grupo de 28 estudantes intercambistas do projeto Seduckathon, acompanhado de seus professores, embarcou em uma jornada internacional nos Estados Unidos. O destino inicial foi Boston, mas o ponto alto da viagem, no domingo (22), foi a visita à cidade vizinha de Cambridge, onde conheceram a renomada Universidade de Harvard. A experiência, organizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), proporcionou aos jovens uma imersão tanto no ambiente acadêmico de uma das melhores universidades do mundo quanto na cultura norte-americana.

A visita a Harvard, uma das universidades mais prestigiadas globalmente, foi um marco para os estudantes, que puderam explorar diversos espaços do campus. Guiados por brasileiros que estudam na instituição, como o procurador do Estado do Piauí, Paulo Cardoso, o grupo teve a chance de conhecer lugares icônicos, como a Harvard Kennedy School, voltada para a formação em políticas públicas, o Harvard Stadium e a Harvard Business School, que se concentra em administração de empresas.

Foto: Reprodução
Estudantes piauienses visitam Harvard

Para Abrian Pereira Lopes, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, essa foi uma experiência inesquecível. Ele ficou fascinado com a história da universidade e ainda foi presenteado com um moletom de Harvard. “Harvard é muito mais do que eu imaginei. Conhecer a história da universidade foi muito bom. Tudo que eu vivenciei até agora nessa viagem foi incrível”, relatou o jovem.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, que acompanhou os estudantes, ressaltou a importância da visita como uma forma de mostrar aos alunos que é possível ingressar em instituições de ponta como Harvard, mesmo sendo alunos de escolas públicas. “Foi uma visita muito produtiva. Nossos estudantes e professores puderam conhecer mais sobre como estudantes brasileiros podem se candidatar a essa universidade tão conceituada. É uma oportunidade incrível para o nosso time Seduc”, afirmou o secretário.

Após a visita a Harvard, os estudantes retornaram a Boston para continuar a imersão cultural nos Estados Unidos. Uma das atividades mais marcantes foi acompanhar de perto um jogo de beisebol, um dos esportes mais populares no país. No icônico Fenway Park, os alunos vibraram junto com a torcida local durante a partida entre o Red Sox, time da casa, e o Minnesota Twins.

Lana Bastos, estudante do Ceti Liceu Parnaibano, compartilhou sua emoção ao assistir ao jogo pela primeira vez, mesmo sem ter muito conhecimento sobre o esporte. "Eu achei super emocionante assistir ao jogo de beisebol desse time que é tão importante aqui para Boston, o Red Sox. Antes, eu pesquisei um pouco sobre o esporte, mas assistindo ao jogo a gente teve uma experiência melhor e aprendemos como funciona", disse a aluna, entusiasmada com a nova vivência.

Mais conteúdo sobre:

Intercâmbio

Universidade de Harvard

Estados Unidos

Veja também