Complexo Porto das Barcas fortalece a produção de artesãos do litoral do Piauí

A galeria oferece uma diversidade de produtos feitos de materiais como palha de buriti, palha de carnaúba e madeira reaproveitada, além de artes em marchetaria.

O Complexo Porto das Barcas foi revitalizado em 2021, em Parnaíba, que abriga a Galeria Mestre Ageu, um importante espaço de fomento ao artesanato piauiense, administrado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) através da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).

A galeria oferece uma diversidade de produtos feitos de materiais como palha de buriti, palha de carnaúba e madeira reaproveitada, além de artes em marchetaria. Com aproximadamente 100 artesãos expondo suas criações.

Segundo a coordenadora da galeria, Ila Maria, os artesãos não pagam aluguel ou contas, o que reduz seus custos e potencializa as vendas. “Esse espaço é uma porta aberta para o crescimento profissional de cada artesão. A demanda tem aumentado tanto que a galeria já sente a necessidade de mais espaço”, afirmou.

A coordenadora ressaltou ainda o feedback positivo tanto das vendas quanto da organização, reforçando a intenção de expandir ainda mais o trabalho realizado.

Além da venda de peças, a galeria oferece suporte completo aos artesãos, incluindo a emissão e atualização da Carteira Nacional do Artesão, cursos de capacitação e exposições, tudo gratuitamente.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Cultura

Secretaria de Estado da Cultura - Secult

Veja também