Chuvas irregulares preocupam produtores no estado do Piauí
As previsões meteorológicas indicam chuvas mais regulares a partir desta segunda semana de janeiro.O atraso e a irregularidade das chuvas no Piauí têm gerado preocupação entre os produtores rurais. Com 98% do plantio de soja concluído, o período chuvoso ainda não se firmou, o que pode impactar a produtividade e a redução do potencial da segunda safra de milho.
"O período chuvoso e úmido ainda não se firmou e há uma variabilidade nos acumulados de chuvas, com regiões ainda próximas de 200 milímetros enquanto outras, mais privilegiadas, já superaram 400 a 500 milímetros", comenta Janailton Fritzen, presidente da Associação de Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI).
As previsões meteorológicas indicam chuvas mais regulares a partir desta segunda semana de janeiro, o que pode beneficiar as lavouras, especialmente no norte do estado. Na cultura do milho, mais de 80% da primeira safra já foi semeada, mas o atraso na soja pode reduzir a área plantada da segunda safra e comprometer a produtividade.
Por: Gabriely Corrêa