Governo do Piauí vai ampliar rede de Centrais de Diagnóstico até julho
Novas unidades vão oferecer exames de imagem e laboratoriais para descentralizar atendimentos no estadoO Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), entregará mais de 13 Centrais de Diagnóstico até julho deste ano. O objetivo da iniciativa é garantir diagnósticos precoces e facilitar o acesso da população a exames essenciais, evitando deslocamentos para outros municípios.
As Centrais de Diagnósticos contarão com exames de imagem, como raio-X, mamografia, ultrassom, tomografia, além de exames laboratoriais. Dirceu Câmpelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destaca que quem mais ganha com todo o investimento do Governo é a população, pois poderão fazer exames com rapidez, com hora marcada e de forma gratuita.
“Nosso intuito é fortalecer, descentralizar e desafogar o atendimento nos hospitais, oferecendo diagnósticos mais rápidos e garantindo mais qualidade de vida para quem busca atendimento", afirma.
Atualmente, as centrais estão em funcionamento nos municípios de Picos, Esperantina e Piripiri. Segundo o secretário de saúde, Antonio Luiz, até março, novas unidades serão entregues em Parnaíba, Bom Jesus e Paulistana.
Por: Gabriely Corrêa