TCE dá prosseguimento a investigação de contratos da Sesapi
A solicitação para finalização da Tomada de Contas Especial foi realizada pelo Instituto Cultural dos Vaqueiros Piauiense (ICVP), mas foi negada pelo conselheiro relator.
O Conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí Luciano Nunes Santos decidiu no dia 08 de agosto desse ano pelo indeferimento do pedido de arquivamento da Tomada de Contas Especial instaurada pela Secretaria de Saúde, em relação a três convênios celebrados entre a Sesapi e o Instituto Cultural dos Vaqueiros Piauiense (ICVP). A solicitação para finalização desse procedimento foi realizada pelo instituto.
A Tomadas de Contas Especial tem o objetivo de apurar responsabilidade por omissão no dever de prestar contas ou por dano causado ao erário.
Luciano Nunes afirmou que o procedimento foi instaurado pela Sesapi em decorrência de determinação do TCE, por meio de julgamento do conteúdo, que reconheceu a prática de ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico que resultou danos ao erário por parte do ICVP.
O Conselheiro destacou ainda, que o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 35ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa requerendo, dentre outros pedidos, a declaração de nulidade dos convênios celebrados entre a Secretaria de Saúde e o Instituto, dentre os quais os Convênios n° 106/2015, 107/2015 e 132/2015, bem como a devolução do montante de R$ 2.187.000,00, devidamente corrigido. Na época, o Secretário de Saúde do Piauí era Francisco Costa.
- Foto: AscomEx-secretário da Sesapi, Francisco Costa.
Defesa do ICVP
O Instituto dos Vaqueiros alegou que as prestações dos referidos convênios já se encontravam aprovadas, tendo a Secretaria de Saúde omitido essa informação ao Tribunal de Contas. O ICVP conclui que, nesse sentido, não deveria ser instaurado processo de tomada de contas em relação aos contratos de nº 107 e 132.
Referente ao Convênio n° 106, requereu que fosse determinado à Sesapi a finalização da análise da prestação de contas e posterior arquivamento da Tomada de Contas Especial Instaurada.
Decisão do Conselheiro
O Conselheiro Luciano Nunes encaminhou o processo à Diretoria Processual para comunicar o ICVP do indeferimento do pedido e, por fim, que se aguarde o término do prazo de 180 dias para conclusão da Tomada de Contas Especial.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Francisco Costa
Instituto Cultural do Vaqueiro Piauiense
-
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina. -
Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município. -
Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população. -
Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região. -
Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir