Viagora

Presidente Chico Lucas é denunciado ao Conselho Federal da OAB

O fato que gerou a denúncia, foi o pedido de renúncia da tesoureira do órgão de Parnaíba, colocada no cargo por votação dos advogados.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, Chico Lucas, foi denunciado ao Conselho Federal dos Advogados, pelo presidente da subseção de Parnaíba, José de Sousa Lima. O documento foi protocolado no dia 19 de novembro deste ano.

José Lima na denúncia, acusa Chico Lucas de editar atos jurídicos administrativos de gestão, por meio de ofício e edital, que segundo ele, vão contra os regramentos jurídicos da seccional regional, pois intervém diretamente na autonomia da OAB de Parnaíba.

O fato que gerou a denúncia, foi o pedido de renúncia da tesoureira do órgão de Parnaíba, colocada no cargo por votação dos advogados. Jhilliany Sousa de Oliveira protocolou renuncia ao cargo na OAB-PI, quando, segundo José Lima, deveria ter feito isso na subseção parnaibana. Além disso, ele alega que nunca receberam o ato de renúncia, o que impede de colocarem um novo ocupante no cargo e cumprirem os compromissos de responsabilidade da tesouraria.

  • Foto: Isabela de Meneses/Viagora, DivulgaçãoJosé Lima denuncia Chico LucasJosé Lima denuncia Chico Lucas

José Lima também alega que Chico Lucas e a tesoureira esconderam o ato de renúncia, que não diz respeito apenas aos serviços internos do órgão e sim aos 650 advogados que fazem parte da OAB de Parnaíba. Relata além disso, que a OAB Piauí colocou o seu tesoureiro, Lucimar Santos Filho, como tesoureiro responsável pelo órgão do litoral, temporariamente. O que para o presidente é incoerente, já que o advogado mora em Teresina.

Depois disso, é relatado no processo, que a OAB-PI publicou um Edital a respeito de eleição para escolha de um novo tesoureiro para a seccional de Parnaíba, na data de 10 de novembro. Porém também informa, que muitos advogados tomaram conhecimento do Edital da eleição, por meio de grupo do WhatsApp, não institucional. Um deles intitulado “Doutores do Chopp”, para José Lima, “a situação seria cómica se não fosse trágica”.

Por isso, o presidente da subseção de Parnaíba pede que a renúncia da tesoureira eleita seja protocolada junto a secção de Paranaíba. Que o Edital de eleição para o dia 30 deste mês, seja cassado liminarmente, para que uma eleição indireta seja realizada. Como segundo José Lima alega é o que acontece em casos de renúncia.

Outro lado

O Viagora tentou conversar com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, na manhã desta sexta-feira (24), mas o advogado não atendeu a ligação. O espaço permanece aberto para esclarecimentos do presidente. 

Mais conteúdo sobre:

Chico Lucas

OAB-PI

Facebook
Veja também