Viagora

Prefeitos do Piauí terão ajuda para eliminar gambiarras elétricas

Os gestores poderão financiar recursos com o BNDES para investir em obras de melhoria da energia elétrica.

Os prefeitos do Piauí poderão financiar recursos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investir em obras de eliminação de ligações elétricas clandestinas, as chamadas gambiarras.

Foi o que anunciou o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, em reunião na Associação de Piauiense de Municípios (APPM), na última sexta-feira (23), na qual estava presente o presidente da Eletrobras Distribuição Piauí, Arquelau Amorim.

  • Foto: DivulgaçãoEletrobras Piauí eliminará gambiarras elétricas em municípios do Estado.Eletrobras Piauí eliminará gambiarras elétricas em municípios do Estado.

Paulo Rabello explicou que o Piauí é pioneiro nesse tipo de linha de crédito que garantirá o atendimento dos municípios piauienses pelo BNDES. “Vamos sair da combinação para a ação e fazer o BNDES cumprir a função S, que é a social”, frisou.

Arquelau Amorim diz que “esse financiamento é de suma importância porque contribui para a empresa diminuir as perdas comerciais (não-técnicas), aquelas que advêm de furto, desvio e de gambiarras” e lamentou a perda de R$ 311 milhões da Eletrobras em 2017 devido a esses problemas.

Conforme explicou o presidente Amorim, os municípios farão o financiamento e repassarão os valores para a Eletrobras executar as obras. Esta fará encontro de contas com as prefeituras para que haja o pagamento do valor repassado para a Distribuidora.

Também participaram da reunião o presidente da APPM e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto; o deputado federal Júlio César, que está à frente das negociações com as prefeituras; o prefeito de Teresina, Firmino Filho, dentre outros prefeitos e outros representantes do BNDES.

Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também