Viagora

Ministério Público Federal apura irregularidades no HU da UFPI

Para tomar a medida, o MPF considerou a representação formulada pela Associação dos Médicos do hospital.

O Ministério Público Federal instaurou Procedimento Preparatório para apurar supostas irregularidades no hospital da Universidade Federal do Piauí, mais conhecido como HU. A Portaria nº 66 de 02 de abril de 2018 foi assinado pelo Procurador da República Leonardo Cavalcante.

  • Foto: DivulgaçãoHU da UFPI.O MPF considerou a representação formulada pela Associação dos Médicos do hospital.

Para tomar a medida, o MPF considerou a representação formulada pela Associação dos Médicos do Hospital da Universidade Federal do Piauí (AMHUFPI). A ação relatou um série de problemas atinentes ao quadro funcional (número insuficiente de ortopedistas) e à estrutura física do hospital (escassez de materiais, desorganização ambulatorial) do HU.

O órgão ministerial solicitou ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS o fornecimento de subsídios técnicos e orientações oportunas aos fatos narrados, mas as informações não foram prestadas.

Para o membro do MPF, há insuficiência de elementos para a adoção das providências especificadas em Resolução do Ministério Público Federal. Leonardo Cavalcante considera a necessidade de novas diligências para instrução do feito.

Outro lado

A assessoria de comunicação do HU informou que o hospital já respondeu a notificação recebida sobre o caso. As denúncias foram negadas e agora o centro de saúde espera posicionamento do Procurador da República.

Facebook
Veja também