Viagora

Equatorial Energia compra Eletrobras Piauí em lance único

A empresa controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará, e tem importante participação no capital da Termoelétrica Geranorte.

Nesta quinta-feira (26), aconteceu o primeiro leilão das distribuidoras da Eletrobras. A Cepisa foi comprada pela Equatorial Energia, a empresa foi a única a dar lance no leilão. A venda foi realizada na sede da B3 (antiga BM&Bovespa), em São Paulo.

  • Foto: Reprodução/GoogleMapsEletrobras do Piauí será leiloada em, 26 de julho.Eletrobras do Piauí foi leiloada nesta quinta-feira (26)

O Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco comentou sobre o grupo ser o único a se interessar pela Cepisa. “O objetivo do governo era começar" (o processo de venda das distribuidoras). Ainda falou sobre a Equatorial Energia ser uma empresa que já está presente no Nordeste e que irá oferecer aos piauiense “energia barata e de boa qualidade”.

A Equatorial Energia é uma holding que controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará, e tem importante participação no capital da Termoelétrica Geranorte.

Ao oferecer um lance com índice de deságio de 119, a Equatorial abriu mão de toda a flexibilização tarifária e ainda pagará uma outorga ao governo para assumir o controle da Cepisa.

Pelas regras do leilão, seria declarada vencedora a empresa que ofertasse o maior desconto da tarifa de energia (deságio). Por decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deságio mínimo foi fixado em 61,31% do reajuste extraordinário de 8,52% concedido pela Aneel à Cepisa, o que garantia uma redução de, pelo menos, 5,22% na tarifa de energia para os consumidores do estado.

Diante das dívidas de R$ 2,4 bilhões da empresa, foi fixado para a licitação um valor simbólico de R$ 50 mil.

Eletrobras Piauí

A privatização da Cepisa sofreu muitas reviravoltas de liberação ou suspensão do leilão. No dia 16 de julho a venda foi proibida por tempo indeterminado devido à decisão da 19ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Um dia depois essa liminar foi suspensa.

Nessa semana, Wellington Dias se reuniu, na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), com o ministro Dias Toffoli, para tratar da suspensão do leilão. O governador é contra a privatização da empresa.

Ontem (25) os funcionários da Cepisa iniciaram uma paralisação de 48h em protesto ao leilão da estatal.

Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também