Juíza bloqueia R$ 1 milhão das contas do Piauí para uso em Piripiri
Os recursos foram bloqueados para que os obras no açude Caldeirão sejam executadas. A Justiça atendeu a pedido do Ministério Público do Piauí.
A Justiça ordenou, por meio de liminar, que o Governo do Piauí inicie as obras para solucionar o problema de drenagem na parede do açude Caldeirão, em Piripiri. Um milhão de reais do Fundo de Participação do Estado foram bloqueados para execução das obras, em caso de descumprimento da ordem judicial.
- Foto: Divulgação/MP-PIMinistério Público obtém medida liminar para obras na parede da barragem do Açude Caldeirão.
O Ministério Público do Piauí, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, havia requerido ao Poder Judiciário a expedição de medida liminar. Em dezembro de 2018, o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro tomou conhecimento de que a parede do açude apresentava formação de crateras.
Ele requisitou informações sobre o caso ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). O órgão declarou que corrigiu o problema da barragem do açude, porém caberia ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) fazer a drenagem na parede para o escoamento da água. Solicitado para participar de audiência, o DER recusou comunicação do MP-PI.
Na audiência, os representantes do DNOCS afirmaram que o DER não fez a respectiva drenagem na estrada que passa nos arredores do açude Caldeirão, o que gerou fissuras que poderão comprometer a estrutura da parede. Afirmaram ainda que o DER não realiza de forma contínua a manutenção da estrada. Um relatório do Departamento apontou que as anomalias na referida área começaram após o asfaltamento realizado na rodovia estadual – PI 327, que liga Piripiri a São Francisco, passando pela parede do açude Caldeirão.
Procuradora pelo Viagora nesta semana, a assessoria de comunicação do Governo do Piauí informou que o DER já contratou uma empresa para fazer a obra e que já existe uma empresa que está realizando a drenagem da pista.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19). -
Semplan promoverá o I Fórum de Justiça Climática de Teresina
O evento acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no Sesc Cajuína em Teresina -
Fórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. -
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024. -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir