Mais de 6 mil piauienses caíram na malha fina do Imposto de Renda
Segundo relatório da Delegacia da Polícia Federal em Teresina, dos 206.694 contribuintes do Piauí que prestaram contas com o IRPF, um total de 6.879 caíram na malha fina.
Um relatório divulgado pela Delegacia da Receita Federal em Teresina mostrou que, dos 206.694 mil contribuintes do Piauí que declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2019, um total de 6.879 caíram na malha fiscal, conhecida como malha fina. A quantidade é pouco maior que 3% do total de declarantes que prestou contas com o leão.
Dois motivos são citados no relatório como as principais causas da malha fina no Piauí: omissão de rendimentos por não declarar todas as fontes de renda ou informar com valores incorretos; e despesas com saúde, em que os gastos foram informados incorretamente.
Para verificar quais pendências ou inconsistências foram encontradas na declaração do IR, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e criar um código de acesso ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), consultando o extrato de processamento da declaração (Extrato DIRPF).
Em seguida, na seção “pendências”, onde é apontado o motivo pelo qual a declaração foi retida e, também, se a pendência pode ser regularizada pelo próprio contribuinte, a chamada autorregularização.
Caso o contribuinte considere que não existe inconsistência na sua declaração deve aguardar intimação e, só então, apresentar documentos comprobatórios no prazo de 20 dias do recebimento da correspondência.
Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF
Receita Federal
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários.Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consultaBombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º GrupamentosPenitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãosGoverno divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir