Wellington Dias traça estratégias para conter queimadas no Piauí
Segundo o governador, neste ano foram registradas 1.261 ocorrências de incêndios que exigiram atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que estão atuando junto aos municípios.
O governo do Piauí informou que na noite desse domingo (11), o governador Wellington Dias recebe o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Frederico, e o secretário de Defesa Civil, Geraldo Magela, para tratar sobre o do Projeto de Integração entre Corpo de Bombeiros e Defesa Civil no Piauí para combater as queimadas no estado.
De acordo com o governador, neste ano foram registradas 1.261 ocorrências de incêndios que exigiram atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que estão atuando junto aos municípios com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Ministério Público e Associação de Prefeitos Municipais (APPM). Conforme o Estado, na semana passada, estes órgãos se reuniram para discutir estratégias de combate a incêndios no estado e a necessidade de trabalhar de forma cada vez mais integrada com municípios.
Na avaliação de Wellington, cada cidadão deve ter consciência e responsabilidade e evitar queima de lixo, jogar cigarro na vegetação, pois estas práticas têm efeito e leva risco para cidade. “Então, a prevenção é o primeiro passo e o segundo, é a capacidade de ação e aqui temos o Corpo de Bombeiros que estamos descentralizando seus serviços”, explicou.
Conforme o Estado, o governador falou ainda que está trabalhando estratégias para o Piauí, que envolve a Secretaria de Educação, além das secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Ambiental. “Nosso objetivo é ampliar as condições de ampliação de formação, pois temos necessidade de ter um quadro, uma gestão nos municípios com pessoas qualificadas para atuar numa situação de emergência”, relata o governador.
Como presidente do Consórcio Nordeste, o Wellington tratou sobre o diagnóstico envolvendo todas as áreas técnicas de cada estado da região voltado para implantação de um Plano Nordeste de forma que seja criada uma rede integrada de Bombeiros e Defesa Civil. “Com a integração dessas áreas técnicas podemos trabalhar com maior eficiência, menores custos e maior velocidade de ação e a finalidade é garantir que tenhamos mais aeronaves, escadas magirus e mais recursos para atuar de forma integrada”, explica o governador.
Na reunião, o coronel Carlos Frederico falou sobre a descentralização do Corpo de Bombeiros que vai otimizar as operações de combate a incêndio. “Neste período de queimadas que começou em julho já atuamos em 49 municípios com sucesso e tivemos a contenção de grandes incêndios”, explicou, enfatizando que neste processo de descentralização há uma unidade piloto em Piripiri. “Estamos estudando o que precisamos melhorar e ajustar para melhorar os serviços. Assinamos também a ordem de serviço para unidade na região sul de Teresina”, comenta.
O secretário da Defesa Civil, Geraldo Magela, alertou a população para evitar qualquer tipo de incêndio. “A população tem que colaborar e evitar queimar lixo, jogar cigarro na vegetação e tocar fogo em roça e se precisar fazer alguma queima, deve tomar todas as medidas de segurança para que esse pequeno fogo não se torne grande incêndio e provoque uma situação que não possa ser controlada”, explica.
Governo do Piauí
Wellington Dias
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024.Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa.Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentíciosDesembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir