Wellington cobra vacinas e cronograma para início da imunização
Segundo o governador do Piauí, foi enviado um ofício por meio do Fórum dos Governadores, pedindo a Anvisa a validação de vacinas que já foram aprovadas em outros países, como Coronavac e AstraZeneca.
Nessa terça-feira (29), o governador Wellington Dias, que também é presidente do Consócio Nordeste, cobrou da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Fórum dos Governadores, a validação das vacinas contra a Covid-19 já aprovadas pelas agências reguladoras em outros países.
Em um ofício enviado a Anvisa, o Fórum dos Governadores cobrou a validação das vacinas que já foram aprovadas e reconhecidas em outros países como a Coronavac e AstraZeneca, para que possam ser aplicadas no Brasil.
“Estamos falando em salvar vidas, por essa razão, por meio do Fórum dos Governadores, estamos cobrando vacina já. Queremos que a Anvisa, de ofício, possa analisar e apreciar o processo adotado por essas outras agências reguladoras e que possa adotar também no Brasil com a validação, além de agilizar os outros processos já em tramitação”, ressaltou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
De acordo com o governador Wellington Dias, o Brasil está atrasado em relação à vacinação contra a Covid-19, enquanto outros países já deram início a imunização da população.
“O Brasil está muito atrasado em relação às vacinas e é por isso que temos que colocar como a prioridade número um. Se já há vacinas no Brasil, algo em torno de 10 milhões de doses até o final deste ano, podemos chegar a 25 milhões de doses até o dia 21 de janeiro. Como explicar que já haja vacina sendo aplicada na Argentina, Chile, México, nos Estados Unidos, na Europa, em tantos países, e não temos vacina no Brasil? Isso não é razoável”, afirmou Wellington.
Ainda segundo Wellington, o Fórum dos Governadores e o Consórcio Nordeste, pressiona o Governo Federal sobre a política de vacina no Brasil, como a criação de um cronograma de imunização e uma data para a qualificação dos profissionais de saúde.
“Estamos cobrando que se tenha um cronograma para a política de vacina no Brasil, para o Plano Nacional de Imunização. Quando vamos ter a qualificação? A previsão era de que fosse agora após o Natal, não foi. Vai ser mesmo na primeira semana de janeiro? Qual a data? Temos que mobilizar todos os municípios brasileiros para fazer essa formação de profissionais que vão trabalhar com a vacinação. E qual é o cronograma em relação à vacina? Claro que queremos segurança, queremos a garantia de eficácia, mas também queremos agilidade. Se temos vacinas aqui no Brasil prontas para uso, por que não temos um cronograma para o início da vacinação? Outros países já começaram a protege aquela parte mais vulnerável da população. Isso requer um cronograma. Não é razoável que o mundo inteiro já tenha começado e um país como o Brasil não ter vacinação”, ponderou o governador do Piauí.
Piauí Pet Castramóvel já cadastrou quase quatro mil animais
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, foram realizados quatro mil atendimentos veterinários, em dois anos de projeto foram sete edições.Secretaria de Justiça entrega mais de 130 bebedouros para penitenciárias no Piauí
O secretário da Sejus, coronel Carlos Augusto enfatizou que está empenhado em garantir mais investimentos visando a estruturação e modernização do sistema prisional.Mais de R$ 300 milhões são investidos em obras de segurança hídrica no Piauí
O balanço foi divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) que destacou projetos neste setor.Governador Rafael Fonteles sanciona lei que eleva ICMS para 22,5%
De acordo com o governo, a legislação visa adequar o estado à Emenda Constitucional 132, referente à reforma do Sistema Tributário Nacional.Festas de fim de ano impulsionam vendas no Shopping da Cidade de Teresina
O Viagora foi até o shopping da cidade localizado no centro da capital para registrar o movimento e as expectativas dos lojistas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir