Wellington comemora aprovação de crédito para investimentos no Piauí
O governador se reuniu com o ministro do STF, Dias Toffoli e tratou sobre a liberação do pagamento.
Na manhã desta sexta-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a liberação dos recursos para investimentos no estado do Piauí.
O governador Wellington Dias se reuniu com o ministro do STF, Dias Toffoli e tratou sobre a liberação do pagamento de urgência do financiamento no valor de R$ 800 milhões para o estado.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador comemorou a aprovação do STF e afirmou que a decisão é muito importante para o Piauí. Ele afirma ainda que a legislação no Brasil assegura as condições de crédito com o aval da União.
“O Supremo Tribunal Federal adotou uma decisão muito importante que protege interesses do povo, com base na constituição. A constituição brasileira coloca um pacto federativo em que os estados tenham uma regulação com o poder central, mas também com autonomia. E aqui nós temos uma legislação no Brasil que assegura as condições de crédito, inclusive crédito com aval da União e depois que o estado do Piauí, celebrou um contrato com o Banco do Brasil, foi aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional e publicado, foi aprovado pela Secretaria Nacional da Fazenda e publicado com aprovação”, disse.
O chefe do executivo estadual ressalta que a decisão do STF garantiu o cumprimento da constituição e investimentos para o crescimento do estado.
“A partir daí se queria negar a liberação desse crédito para investimentos no Piauí, estamos falando de recursos para investimentos, não é razoável quem quer que seja, trabalhar contra investimentos para o povo. E a decisão do Supremo garantiu de um lado, o cumprimento da constituição e no outro lado, garantiu mais investimentos para o povo do Piauí”, ressaltou.
De acordo com o documento, assinado pela Procuradoria Geral do Estado, após a aprovação do financiamento no último dia 3 de agosto, a União editou e publicou uma portaria no dia 4 de agosto, que resultou no trancamento da tramitação do contrato. No entanto, o Piauí ganhou uma ação movida contra a União para a liberação dos recursos, que serão destinados para investimentos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, infraestrutura rodoviária, saneamento básico e infraestrutura hídrica.
-
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir