Viagora

IBGE: um em cada quatro jovens de 15 a 29 anos não estudam no Piauí

Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Piauí registra 27,4% dos jovens sem estudos ou trabalho em 2021.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou levantamento onde aponta em 2021, pouco mais de um quarto (27,4%) dos jovens, de 15 a 29 anos, encontravam-se sem estudar e sem uma ocupação no mercado de trabalho no Piauí.

Conforme o indicador, foi observado que o índice no Piauí foi superior ao registrado no país, de 25,8%. Entretanto, é considerado inferior comparado a região Nordeste, que atingiu 33%. A pesquisa foi feita pela Síntese dos Indicadores Sociais 2022 do IBGE, que traz uma análise das condições de vida da população brasileira.

De acordo com o Instituto de Estatística, no Estado, haviam cerca de 220 mil jovens nessa situação e no país esse quantitativo chegou a cerca de 12,7 milhões de pessoas. Em termos de faixa etária no Piauí, estavam sem estudar nem trabalhar: 7,6% dos jovens de 15 a 17 anos; 31,6% dos jovens de 18 a 24 anos e 38,2% dos jovens de 25 a 29 anos.

Ainda segundo o IBGE, os principais motivos alegados pelos jovens para não terem tomado uma providência em conseguir trabalho, foram o de não haver trabalho na localidade em que moravam e o de ter que cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos ou de outros parentes.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também