Fórum Nacional dos Governadores discute sobre preço de combustíveis
Durante o encontro os gestores municipais também discutiram sobre o piso nacional dos professores, bem como, as medidas adotadas para combate a nova onda de casos da covid-19.
Os governadores reunidos por meio do Fórum Nacional dos Governadores no Palácio Buriti nessa quinta-feira (03), no Distrito Federal, decidiram apoiar, por unanimidade, o Projeto de Lei 1472/2021 para amortizar o preço na bomba de combustível, através do Fundo de Estabilização.
Durante o encontro os gestores municipais também discutiram sobre o piso nacional dos professores, bem como, as medidas adotadas para combate a nova onda de casos da covid-19.
De acordo com o Governador Wellington Dias, o projeto de Lei é de autoria do senador Jean Paul Prates e prevê a criação de um fundo de estabilização do preço do petróleo e dessa forma garantir o controle real dos preços.
A medida já está em andamento na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
“O Fundo de Estabilização vai garantir o controle real dos preços e até mesmo a queda nos preços, a partir dos ganhos que se tem dos royalties, exportação de Petróleo, da própria cadeia produtiva do petróleo. Dentre as vantagens está que não impacta nem estados, nem municípios, nem a União e nem o bolso do contribuinte. Por essa razão nós queremos trabalhar juntos para a aprovação no Senado e Câmara e estarmos discutindo esse e outros projetos”, afirmou o governador.
Além disso, o projeto de Lei ainda prevê que as cotações médias do mercado internacional sejam utilizadas como referência para os preços internos praticados por produtores e importadores.
O senador Jean Prates falou sobre o funcionamento do pacote legislativo durante reunião com os governadores dos estados.
“No preço de referência, nós estamos instituindo a conta de compensação que garante ao produtor, ao originador de produtos — seja ele uma refinaria, ou um importador — um preço de mercado internacional, preço que tá sendo praticado para eles, hoje, no Brasil, da mesma forma que, para o consumidor final, esse preço não chegaria com o impacto que está chegando hoje, que é o que está doendo. Então, no meio fica um ‘colchão de amortecimento’ alimentado por receitas excepcionalmente auferidas pelo Governo Federal durante, exatamente, esse período de alta e justamente em função do preço alto do petróleo e do dólar”, destacou o senador.
Por fim, o governador destacou que o projeto deve assegurar uma fonte sem proporcionar desequilíbrio as receitas da União.
“Esse projeto tem a vantagem de garantir uma fonte que não desequilibra as receitas da União, de estados e municípios, visto que os recursos nascem do próprio problema: o lucro extraordinário decorrente da alta do preço dos combustíveis”, finalizou o governador.
Reajuste Salarial dos professores e pandemia
A reunião do Fórum dos Governadores do Brasil também pautou a pandemia do novo coronavírus bem como o reajuste do piso salarial nacional dos professores da rede pública da educação básica.
De acordo com o governador Wellington Dias, os estados devem adotar o cumprimento do piso salarial, contudo a maior preocupação dos governadores seria com a receita dos municípios.
“Isso na reorganização das receitas e das despesas de cada estado gera dificuldade, mas compreendemos que nesse instante a maior parte dos estados tem condições de implantação. A preocupação mesmo é com os municípios. Há uma tese com base, na própria Constituição, de que sempre que a União, ou outro nível de governo, cria uma despesa e impõe para um nível abaixo, ele tem que fazer a compensação”, pontuou Dias.
Wellington Dias destacou ainda que o Piauí pagará um valor um pouco acima do piso salarial.
“Vamos somar esforços, principalmente, em relação aos municípios, pois ampla maioria dos estados já tem a decisão de pagar o salário base para professores 40 h, que é o caso do Piauí. No nosso caso vamos pagar até um pouquinho acima, R$ 3.885,00”, ressaltou o gestor estadual.
Quantas as medidas de enfrentamento a pandemia, os governadores debateram sobre as providências que devem ser adotadas para conter a proliferação do novo coronavírus.
Para o governador Wellington Dias adotar medida restritivas para eventos, bem como assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários devem garantir a contenção do vírus.
Wellington Dias
Fórum dos Governadores
Piauí Pet Castramóvel já cadastrou quase quatro mil animais
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, foram realizados quatro mil atendimentos veterinários, em dois anos de projeto foram sete edições.Secretaria de Justiça entrega mais de 130 bebedouros para penitenciárias no Piauí
O secretário da Sejus, coronel Carlos Augusto enfatizou que está empenhado em garantir mais investimentos visando a estruturação e modernização do sistema prisional.Mais de R$ 300 milhões são investidos em obras de segurança hídrica no Piauí
O balanço foi divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) que destacou projetos neste setor.Governador Rafael Fonteles sanciona lei que eleva ICMS para 22,5%
De acordo com o governo, a legislação visa adequar o estado à Emenda Constitucional 132, referente à reforma do Sistema Tributário Nacional.Festas de fim de ano impulsionam vendas no Shopping da Cidade de Teresina
O Viagora foi até o shopping da cidade localizado no centro da capital para registrar o movimento e as expectativas dos lojistas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir