Defesa Civil monitora barragem e orienta prefeitos no Piauí
Com o aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a secretaria de Defesa Civil do Estado promoveu medidas preventivas para atenuar a situação.
Com o aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira promoveu uma reunião junto a equipe técnica da pasta nesse sábado (14), com o objetivo de debater medidas preventivas para a situação.
De acordo com a Defesa Civil, as equipes já estão monitorando o volume do reservatório e vão prover orientações aos prefeitos de municípios à margem do Rio Parnaíba, bem como as comunidades ribeirinhas. Participaram da reunião o geógrafo Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, da assessoria técnica da pasta.
Segundo informado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) nessa sexta-feira (13), a vazão da água da barragem elevará para 600 metros cúbicos por segundo. A vazão normal da barragem é de aproximadamente 350 metros cúbicos por segundo, contudo, nos meses de janeiro e fevereiro tendem a aumentar devido o maior volume de chuvas concentrado na região sul do Estado e no Maranhão
A secretária de Defesa Civil, Norma Sueli, afirmou ainda que o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia, por conta do aumento da vazão. Desta forma, a gestora da pasta destacou que é fundamental planejar ações de prevenção a possíveis ocorrências.
“Estamos estabelecendo ações preventivas no sentido de minimizar as possíveis ocorrências com aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança e também das chuvas”, disse ela.
De acordo com Norma Sueli, equipes deverão visitar às áreas ribeirinhas, além de realizar reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios. “Estamos fazendo também o alinhamento com o Corpo de Bombeiros, que atua tanto na parte preventiva, como em casos emergenciais”, explicou Norma Sueli.
O geógrafo Werton Costa afirma que as variações já estão sendo acompanhadas e explica que o nível da vazão da barragem é baseado na previsão de aumento do volume de chuvas.
“Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial”, explicou.
Por fim, o especialista informou que no mês de janeiro o procedimento de liberação das águas da barragem é rotineiro, por conta do volume das chuvas que aumenta na região.
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Governo do Piauí
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir