Viagora

Piauí comemora 200º Aniversário da Adesão à Independência do Brasil

As atividades iniciaram neste domingo (22), e segue até o dia 24 de janeiro, contando com eventos religiosos, culturais e Honra Militares.

Neste domingo (22), por volta das 8h, se iniciou as atividades alusivas ao 200º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, e segue até o dia 24 de janeiro, contando com solenidades religiosas e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, nas cidades de Piracuruca e Oeiras.

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), junto a uma comitiva de deputados estaduais participarão das atividades. O parlamentar comentou que o Piauí foi uma inspiração para outras unidades da federação em momentos da história do país.

"Em importantes momentos da história política e social do Brasil, o Piauí foi o primeiro a lutar. O 24 de janeiro de 1823 em Oeiras foi um desses momentos-chave, que contribuíram para mudar o curso da construção do país como nação e povo, inspirando, com protagonismo, outras unidades a aderirem ao movimento pela Independência do Brasil", disse.

Franzé Silva também comenta que no atual contexto sociopolítico, o estado deve continuar servindo como uma memória de uma luta viva. "A celebração dos 200 anos da Adesão do Piauí à Independência, marcadamente no atual contexto sociopolítico, deve servir como memória de uma luta viva, que continua a inspirar nossas ações por um Piauí e um Brasil melhores, mais social e economicamente desenvolvidos, e mais democráticos", comentou

De acordo com a Alepi, a programação no dia 23 será em Oeiras, com uma noite cultural às 20h30, já no dia 25 serão realizadas Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na estátua do "Visconde da Parnaíba", um culto, missa e outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença.

Mais conteúdo sobre:

Piauí

Brasil

Facebook
Veja também