Seminário discute saúde indígena em municípios do Piauí
O evento acontece nesta segunda-feira (06) a partir das 8h, em Teresina.
Nesta segunda-feira (06), acontece o Seminário de Saúde Indígena: diálogos para a implantação da saúde dos povos originários no Piauí. O evento é realizado no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde, em Teresina.
De acordo com os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí teve um crescimento de 144% da população indígena autodeclarada, isso é, o direito de se declararem indígenas, denominando a si mesmos.
Segundo Cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Sasc, é importante dialogar para buscar parcerias e ações voltadas para essas etnias presentes nos territórios do Piauí.
“É nosso compromisso, termos um plano de trabalho para traçarmos a implantação da saúde indígena com a realidade do Piauí”, declarou o Cacique.
O seminário acontece até às 16h. A programação conta com a apresentação do Panorama Estadual dos Povos Originários no Estado, trata da importância da medicina tradicional e realiza exposição das lideranças indígenas sobre a saúde em suas localidades e de experiências e usos de plantas medicinais.
Além disso, o evento também discute as Políticas Nacionais de Saúde voltadas às populações indígenas.
O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e conta com apoio da Secretaria Nacional de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde e das Prefeituras Municipais.
Por: Alessandra Fonseca
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina.Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município.Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir