Viagora

Mais de 300 empresas em situação irregular são autuadas pelo Imepi

As principais irregularidades foram encontradas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos.

Neste ano, o setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) já promoveu a fiscalização em mais de 1.150 empresa, deste total 326 estabelecimentos foram autuados por irregularidades.

Conforme o Imepi, as principais irregularidades foram identificadas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos, de acordo com as normas de fiscalização do instituto.

Segundo o fiscal do ógão, Aquiles Neto, atualmente, o setor da Qualidade fiscaliza 562 tipos de produtos. "Nós encontramos no mercado muitos fios com resistência maior que a devida, produtos com somente 20% a 40% de cobre. Isso pode gerar um risco muito grande de incêndio, além do prejuízo financeiro com a conta de energia no fim do mês. Outros itens também são recolhidos por ausência do selo do Inmetro ou até mesmo falsificação, como é o caso dos brinquedos e panelas", explica.  

A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, explicou que esse trabalho é feito diariamente para evitar prejuízo ao consumidor. "Toda nossa equipe está empenhada em fiscalizar o máximo de estabelecimentos possíveis até o final do ano. Esses itens, além de gerar um prejuízo financeiro muito grande, também podem causar um curto-circuito ou algum acidente grave, no caso dos brinquedos para crianças", explica.

Em casos de denúncias, o consumidor tem a sua disposição o número da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921, as denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Por: Noely Alvarenga 

Facebook
Veja também