Viagora

Piauí terá protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes

O governador Rafael Fonteles fez o anúncio neste sábado (04) e definiu prioridade para 12 municípios que apresentam maiores riscos.

Na manhã deste sábado (04), o governador do Piauí Rafael Fonteles anunciou que vai instaurar um protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais. O chefe do executivo esteve com a secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Nogueira para debater sobre o assunto em reunião no Palácio de Karnak.

A necessidade de acolhimento e prevenção em situações de catástrofes e casos emergenciais foi destacada pelo governador Rafael que pontuou ainda a importância da Defesa Civil nesta função social.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRafael Fonteles em reunião com secretária da Defesa Civil.
Rafael Fonteles em reunião com secretária da Defesa Civil.

“A Defesa Civil tem um papel fundamental para nossa sociedade, amparando a população que é atingida por catástrofes e desastres naturais. A primeira missão que dei à Norma foi a criação de um verdadeiro protocolo integrado com os municípios, com os outros órgãos dos governos estadual e federal, com as instituições para fazer essa prevenção e dar essa resposta rápida para eventuais desastres e tragédias que aconteçam”, explicou Fonteles.

O governador definiu prioridade na atuação da Defesa Civil para 12 municípios que apresentam maiores riscos, conforme estudo realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

“Há um estudo que aponta 102 áreas de risco no estado do Piauí. Um estudo feito pelo órgão federal a CPRM (Serviço Geológico do Brasil), que eu já pedi a secretária Norma que atue, principalmente, nos 12 que são de maior risco para que possamos, imediatamente, ver o que pode ser feito em parceria com os munícipes para evitar que tragédias aconteçam nessa área”, apontou.

Fonteles ainda firmou compromisso de zerar o uso permanente de carros pipa, prometendo ampliação de 80% no abastecimento de água e saneamento. Desta forma o veículo será utilizado somente em situações de emergência com as secas sazonais.

“Vamos ampliar em, pelo menos, 80% a cobertura de água e saneamento, em parceria com os municípios de forma consorciada e transparente. Com isso, poderemos praticamente zerar o uso permanente de carros-pipa, utilizando somente em casos de emergência”, destacou.

De acordo com a secretária Norma Nogueira, a Defesa Civil e demais autoridades competentes seguirão todas as metas estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles. “Estou preparada e reafirmo o compromisso, juntamente com a equipe da Defesa Civil do Piauí, para cumprir as metas definidas pelo Governo do Estado”, declarou.

Além da reunião com a secretária de Defesa Civil do Estado, Rafael Fonteles também participou de reuniões de monitoramento neste sábado com o presidente da AGESPISA, José Santana; com o diretor da ADH, Leonardo Nogueira; e se reunirá ainda com o coordenador geral da COJUV, Everton Calisto.

Facebook
Veja também