Viagora

Rafael decreta emergência em cidades do Piauí devido às enchentes

De acordo com o Diário Oficial, foi declarado situação de emergência em Batalha, Capo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.

O governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), declarou Situação de Emergência nos municípios de Batalha, Capo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II, provocada pelo Desastre Natural classificado e codificado como enxurradas.

De acordo com o Diário Oficial, disponibilizado nessa quarta-feira (19), essa decisão foi tomada considerando que nos meses de fevereiro a abril de 2023, foram registradas precipitações pluviométricas acima da média histórica em diversos municípios do Piauí, principalmente na região Norte do Estado.

Além disso, também foi considerado que as chuvas intensas e concentradas em pontos específicos vêm produzindo súbitas elevações nos níveis dos rios, riachos, lagoas e córregos e que nos municípios atingidos foram observados dezenas de estradas destruídas, passagens molhadas danificadas, alguns açudes com problemas estruturais, alagamento em residências, isolamento de regiões e destruição de plantações ribeirinhas.

Conforme o Diário Oficial, a partir da avaliação da situação emergencial com o intuído de mitigar os riscos e restaurar a normalidade, várias providências foram adotadas pela força tarefa, tais como a retirada de famílias das áreas afetadas e apoio para acomodação em local seguro, distribuição de ajuda humanitária, emissão de alertas, além de monitoramento constante e sistemático da situação.

O governador também considerou que os rios e riachos estão em constante elevação dos seus volumes colocando em alerta a todo sistema de proteção e defesa civil. Também foi considerada a expedição de decretos municipais de situação de emergência e pedidos de socorro pelas autoridades municipais e membros da sociedade civil organizada.

Segundo o governador, foi considerado o que foi estabelecido na Portaria n° 260, de 02 de fevereiro de 2022, que diz que os procedimentos e critérios para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Facebook
Veja também