Viagora

Operação resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no Piauí

Segundo a Polícia Federal, as pessoas foram resgatadas nos municípios de Jerumenha, Regeneração, Cristino Castro e Rio Grande do Piauí.

A Polícia Federal juntamente com o Ministério Público do Trabalho e Previdência, resgataram 24 pessoas em condições análogas à escravidão em pedreiras localizadas em municípios piauienses.

Segundo a Polícia Federal, as pessoas foram resgatadas nos municípios de Jerumenha, Regeneração, Cristino Castro e Rio Grande do Piauí, durante fiscalizações realizadas de 8 a 11 de maio.

Foto: Divulgação/ Polícia Federal24 pessoas são resgatadas de trabalho análogo à escravidão no Piauí.
24 pessoas são resgatadas de trabalho análogo à escravidão no Piauí.

Ainda segundo a PF, as equipes envolvidas na ação, constataram as situações de submissão e jornadas exaustivas de trabalho, além de riscos de acidentes e condições degradantes. A polícia relata também que nos locais, foi notada a ausência de abrigo contra chuva e animais, locais inapropriados para preparo da alimentação, ausência de banheiros, falta de EPIs e material primeiro socorros, e vínculo empregatício.

De acordo com a Polícia Federal, foi realizado o colhimento de depoimentos dos trabalhadores para instruir os procedimentos criminais. Também é informado que os responsáveis pelas atividades econômicas foram autuados, além da regularização de obrigações trabalhistas, rescisões de contratos de trabalho e pagamento de créditos trabalhistas.

Ainda de acordo com a PF, também foi realizado a fixação de indenização por danos morais individuais e coletivos, devido a exploração de pessoas em vulnerabilidade social.

Conforme a Polícia Federal, os trabalhadores resgatados foram informados sobre as condições que estavam, e foram orientados a voltarem para suas cidades de origem.

Mais conteúdo sobre:

Piauí

Polícia

Polícia Federal

Piauí

Facebook
Veja também