Viagora

Defesa Civil estrutura programa para reduzir riscos e desastres no Piauí

O objetivo do projeto é promover capacitação de professores em relação a situações de riscos e desastres, não somente relacionadas a fenômenos naturais, mas tecnológicos e sociais.

O Programa de Educação para Redução de Riscos e Desastres foi pautado em reunião realizada nesta quinta-feira (18) com o assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedc), Weverton Costa, e o membro da equipe de ensino e capacitação do órgão, o Reinaldo Ximenes. O objetivo central do projeto é promover capacitação de professores e supervisores educacionais.

Werton Costa, assessor técnico da Sedec, destacou que a metodologia de ensino aplicada quem o objetivo de levar a compreensão sobre os tipos de riscos de diversas origens, não somente relacionada a fenômenos naturais. “Mas riscos de natureza tecnológica, social e outros. Será um dia inteiro de imersão com professores e supervisores educacionais”, conta.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíAssessor da Defesa Civil em reunião com secretário executivo de Ensino da Semec.
Assessor da Defesa Civil em reunião com secretário executivo de Ensino da Semec.

Ainda segundo o assessor, o projeto educacional deve ser realizado em 12 municípios prioritários, que ao total somam-se 12 cidades. “Esse programa será um piloto, um modelo e referência para todos os programas de educação para redução de risco que a Sedec levará adiante. Sentimos a necessidade de potencializar não apenas ações de engenharia, mas também de conscientização, educacionais, de forma a tornar as comunidades escolares mais resilientes”, explica.

Além disso, o programa que será trabalhado em diversas disciplinas tem como foco as escolas localizadas, preferencialmente, em locais de risco. “São escolas que estão à margem de rios, próximas às áreas passíveis de desmoronamento, e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa pretende expandir para o interior, como Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri e outros. Também atenderemos virtualmente, utilizando a própria estrutura que o Piauí tem para o atendimento à capacitação a distância”, ressalta o assessor.

O assessor ainda destacou que as orientações do projeto auxiliar no desenvolvimento sustentável. “Ele integrará uma série de orientações que antes eram dadas por órgãos diferentes em uma única unidade de ação. E ele é transversal, será trabalhado em diversas disciplinas, como geografia, história e biologia. Já é um projeto muito bem sucedido em regiões como Sul e Sudeste, sendo consagrado pela ONU como uma das metas do desenvolvimento sustentável”, finaliza Werton.

Facebook
Veja também