Viagora

Concurso do Corpo de Bombeiros convoca candidatos para próxima etapa

A lista de convocação foi divulgada no dia 19 de julho e dá continuidade ao processo seletivo que dobrará o número de profissionais efetivos do Corpo de Bombeiros do Piauí.

Na última quarta-feira (19), foi divulgada a lista dos convocados para a terceira etapa do concurso que pretende mais que dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros. A informação foi anunciada pelo Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da Uespi (Nucepe) e diz respeito a fase do certame que exige os exames médicos e odontológicos dos candidatos.

Para a realização dos exames, os participantes devem comparecer ao Hospital da Polícia Militar entre os dias 8 e 15 de agosto. Se selecionados após a terceira etapa, os participantes seguirão para as fases de exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. As etapas são eliminatórias e a conclusão desse nível da avaliação dos candidatos está prevista para o mês de novembro.

Logo após o fim do processo seletivo, os 200 selecionados iniciarão o curso de formação de soldados, em dezembro, e aprenderão as técnicas do Corpo de Bombeiros. A fase deve durar cinco meses e se encerrará com a nomeação dos aprovados pelo governador Rafael Fonteles.

Os 200 classificados do cadastro de reserva serão depois convocados para as próximas etapas. O Corpo de Bombeiros pretende ter 400 novos profissionais adicionais até o fim de 2024, o que corresponde a mais que o dobro do número atual de trabalhadores (330). Este processo fica marcado como a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros.

No último dia 18, durante a comemoração dos 79 anos da instituição, o governador Rafael Fonteles acrescentou aos investimentos a entrega de mais equipamentos e de uma nova escada magirus. Também foi anunciada a expansão da corporação para vários municípios, como Bom Jesus, Corrente, Esperantina e Uruçuí.

Instituição responsável pela proteção, salvamento e prevenção de incêndios no Piauí, o Corpo de Bombeiros é composto por profissionais envolvidos no atendimento a emergências médicas, salvamento aquáticos, resgate em áreas de difícil acesso, entre outras operações de resposta a desastres.

Além disso, estão inclusas às habilidades dos bombeiros piauienses o treinamento para lidar com situações de emergência, como acidentes automobilísticos, desabamentos, incêndios em residências, florestas ou empresas, inundações e outros incidentes que represente risco à vida e ao patrimônio.

A lista dos convocados pode ser conferida através do link https://nucepe.uespi.br/downloads/bombeiros2023/Convocacao_2Etapa__bombeiros2023.pdf.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também