Promotor acompanha políticas públicas antirracistas em União e Lagoa Alegre
A ação tem como objetivo verificar se as administrações locais estão desenvolvendo estratégias e programas eficazes para combater o racismo e promover a equidade racial.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), através da 2ª Promotoria de Justiça de União, deu início a um procedimento administrativo para acompanhar a implementação de políticas públicas municipais voltadas para a promoção da igualdade racial nos municípios de União e Lagoa Alegre.
Segundo o procedimento, a ação tem como objetivo verificar se as administrações locais estão desenvolvendo estratégias e programas eficazes para combater o racismo e promover a equidade racial, conforme previsto em leis nacionais.
O promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira, titular da 2ª Promotoria, enviou ofícios aos prefeitos das duas cidades requisitando, em um prazo de 30 dias úteis, informações detalhadas sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. No ofício, o Ministério Público busca saber se existe uma legislação municipal que formaliza a criação desse conselho, além de solicitar a composição atual do órgão e as portarias de nomeação dos seus membros.
Outro ponto questionado é se há um órgão na estrutura administrativa local dedicado à promoção da igualdade racial, incluindo detalhes sobre a equipe responsável e as atividades realizadas. A análise do órgão ministerial visa garantir que os municípios estejam cumprindo sua obrigação de desenvolver e implementar políticas que favoreçam a população negra e outros grupos étnico-raciais vulneráveis.
Além de requisitar informações sobre a criação de conselhos municipais, o promotor também questionou se União e Lagoa Alegre possuem planos ou ações em andamento para promover a igualdade racial e combater o racismo, seja por meio de políticas públicas ou projetos específicos. A promotoria solicitou ainda que os municípios informem se aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que foi instituído pela Lei n.º 12.288/2010, mais conhecida como Estatuto da Igualdade Racial.
O SINAPIR é um sistema federal criado em 2013 para fortalecer a implementação de políticas de promoção da igualdade racial em todas as esferas do governo. A adesão ao SINAPIR representa um compromisso formal dos municípios em institucionalizar medidas antirracistas e garantir a participação da sociedade civil no desenvolvimento dessas políticas.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Investigação
Raimundo Júnior toma posse como presidente da OAB do Piauí
A vencedora das Eleições da OAB Piauí, foi a Chapa “OAB da Esperança” recebendo 51,81% dos votos válidos, em uma disputa que mobilizou a Advocacia em todo o Estado.Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação.Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).Rafael Fonteles inaugura Central de Diagnósticos em Esperantina
Em seu discurso, Fonteles ressaltou o impacto social da obra, que vai descentralizar a realização de consultas com diversos especialistas no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir