Mais de 130 órfãos da Covid-19 são cadastrados no Programa Piauí Acolhe
A iniciativa, criada pelo governo estadual, disponibiliza um auxílio mensal de R$ 500,00 para menores de 18 anos em situação de orfandade.
O Programa Piauí Acolhe, que oferece apoio financeiro e social a crianças e adolescentes que perderam seus responsáveis durante a pandemia de Covid-19, já conta com mais de 130 beneficiários cadastrados em todo o estado. A iniciativa, criada pelo governo estadual, disponibiliza um auxílio mensal de R$ 500,00 para menores de 18 anos em situação de orfandade, garantindo o suporte financeiro até atingirem a maioridade.
De acordo com o governo, voltado para famílias com renda de até três salários mínimos, o Piauí Acolhe é parte de uma estratégia de proteção social, focada em crianças e adolescentes que perderam um ou ambos os pais, seja por laços biológicos ou por adoção.
A coordenadora do programa Nordeste Acolhe, Fabiane Monteiro, explicou que o benefício é direcionado para os órfãos cujas famílias residem no estado há pelo menos um ano antes da orfandade e que não recebem pensão por morte em valor integral.
Atualmente, 139 jovens estão cadastrados no programa, que conta com a atuação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) como ponto de entrada para facilitar o acesso ao benefício. Segundo o programa, uma força-tarefa interdisciplinar está em operação para identificar e monitorar possíveis novos beneficiários nos 12 Territórios de Desenvolvimento do estado.
Para participar do programa, as famílias devem se dirigir ao CRAS mais próximo e realizar o cadastro. Os critérios exigem que o beneficiário tenha entre zero e 18 anos e que a renda familiar seja comprovada como inferior a três salários mínimos.
Além disso, as famílias devem apresentar uma série de documentos, incluindo a certidão de óbito do responsável, atestando a morte por Covid-19, certidão de nascimento do órfão, comprovantes de residência e renda, documentos pessoais do responsável e do órfão, além de certidões que comprovem a não existência de pensão por morte ou que atestem o valor recebido conforme as regras da Emenda Constitucional nº 103.
Governo do Piauí
Raimundo Júnior toma posse como presidente da OAB do Piauí
A vencedora das Eleições da OAB Piauí, foi a Chapa “OAB da Esperança” recebendo 51,81% dos votos válidos, em uma disputa que mobilizou a Advocacia em todo o Estado.Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação.Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).Rafael Fonteles inaugura Central de Diagnósticos em Esperantina
Em seu discurso, Fonteles ressaltou o impacto social da obra, que vai descentralizar a realização de consultas com diversos especialistas no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir