Lacen realizará análise de contaminação em poços, rios e lagos do Piauí
As vigilâncias ambiental e sanitária farão a coleta do material que será analisado no Lacen-PI, dependendo das condições epidemiológicas.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI), será um dos laboratórios de saúde pública do país a realizar análise e monitoramento em contaminação ambiental e alimentar por agrotóxicos.
De acordo com a Sesapi, o Lacen-PI irá apoiar as ações da Vigilância Ambiental, permitindo um avanço na monitorização da qualidade da água de rios, lagos e poços do estado, que são fontes de abastecimento para a população. Anteriormente, os materiais coletados eram enviados para análise na Fundação Oswaldo Cruz.
As vigilâncias ambiental e sanitária farão a coleta do material que será analisado no Lacen-PI, dependendo das condições epidemiológicas. Os relatórios gerados a partir dessas análises servirão como base para ações governamentais.
O diretor do Lacen-PI, Fabrício Amaral, destacou que o laboratório está agora equipado, padronizado, calibrado e validado para detectar os seis principais agrotóxicos utilizados no Brasil: 2,4-D, Malation, Atrazina, Deltametrina e Glifosato. Essas substâncias, que pertencem às classes organofosforados e carbamatos, possuem propriedades tóxicas que podem afetar processos biológicos naturais e impactar negativamente a saúde humana e o meio ambiente.
Fabrício enfatizou a importância dessa nova capacidade do Lacen-PI, afirmando que “nunca houve esse tipo de análise no Piauí” e que isso representa um avanço significativo para a saúde pública, permitindo ao laboratório ser autônomo na identificação de agrotóxicos que possam estar contaminando os mananciais do estado.
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Raimundo Júnior toma posse como presidente da OAB do Piauí
A vencedora das Eleições da OAB Piauí, foi a Chapa “OAB da Esperança” recebendo 51,81% dos votos válidos, em uma disputa que mobilizou a Advocacia em todo o Estado.Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação.Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).Rafael Fonteles inaugura Central de Diagnósticos em Esperantina
Em seu discurso, Fonteles ressaltou o impacto social da obra, que vai descentralizar a realização de consultas com diversos especialistas no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir