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Rafael Fonteles pede autorização à Alepi para empréstimo de R$ 100 milhões

Este financiamento será utilizado para a aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos, como parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei solicitando a autorização para que o Poder Executivo estadual contrate um empréstimo de R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Este financiamento será utilizado para a aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), como parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).

O projeto, que faz parte do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, tem como objetivo principal a expansão e modernização do sistema metropolitano de transporte de Teresina. Segundo a proposta, os investimentos serão destinados à extensão da linha ferroviária na região sudeste da cidade, abrangendo novos bairros, além de melhorias na linha 1 - sudeste já existente. Essas mudanças visam reduzir o intervalo entre os trens e aumentar a capacidade de passageiros.

"É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico", justificou o governador no Projeto de Lei.

Colapso do sistema convencional de ônibus

Desde 2019, Teresina vem enfrentando um colapso no sistema convencional de ônibus, com redução de frota e linhas, além de tentativas frustradas de integração via terminais. A capital já possui um sistema de VLT operando na linha 1 - sudeste, ligando o Grande Itararé ao Centro da cidade, que tem registrado um aumento na demanda devido às falhas no sistema de ônibus.

"A cidade de Teresina vem registrando, desde 2019, o colapso do sistema convencional de ônibus, seja com a redução de frota e linhas ou tentativa frustrada de utilização de terminais de integração, e vem sofrendo uma redução significativa do número de passageiros transportados. A capital, que também possui um sistema de VLT operando na linha - 1 sudeste, fazendo a ligação entre o Grande Itararé e o Centro da cidade, já registra aumento de demanda com o colapso do sistema convencional de ônibus", explica o gestor.

Com a aquisição dos novos VLTs, espera-se uma maior captação de passageiros, redução no tempo de espera e melhor integração com o sistema rodoviário. A expansão da linha até os bairros Colorado e Gurupi visa atender a uma demanda crescente na região, especialmente de trabalhadores e estudantes que dependem de um transporte ágil e de baixo custo.

"O empreendimento possibilitará um aumento da oferta de transporte para a população, gerando um incremento da ordem de 4 mil passageiros/dia para uma comunidade de pessoas que dependem de um transporte ágil e de baixo custo, notadamente trabalhadores e estudantes que se deslocam principalmente para os núcleos da região do Grande Dirceu e do Centro da cidade", ressalta Rafael Fonteles.

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