Viagora

Sesapi aumenta oferta de práticas integrativas para pacientes no Piauí

O estado passou de 39 para 60 municípios com oferta desses serviços para a população de forma gratuita através do SUS.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da sua Gerência de Atenção Primária à Saúde, divulgou um aumento significativo na oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Piauí. De janeiro a junho de 2024, o número de municípios que oferecem esses serviços gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu de 39 para 60, representando um crescimento de 25%.

Segundo o Governo do Estado, as PICS incluem abordagens terapêuticas que visam promover a saúde, prevenir doenças e promover a recuperação, destacando a importância da escuta acolhedora e da conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade. Institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) em 2006, essas práticas oferecem 29 tipos de atendimentos gratuitos à população.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSesapi aumenta oferta de práticas integrativas para pacientes no Piauí
Sesapi aumenta oferta de práticas integrativas para pacientes no Piauí

Samara Lima, técnica estadual das PICS na Sesapi, destacou a importância do crescimento dessas práticas. “Temos 15 modalidades de PICS executadas no estado, e o fortalecimento dessas práticas é fundamental para melhorar e ampliar a qualidade dos serviços da Atenção Primária. Exemplos positivos, como o de Landri Sales, mostram os benefícios em áreas como manejo da dor e suporte a problemas emocionais e cardiovasculares”, afirmou Lima.

Em Landri Sales, mais de 30 crianças com necessidades especiais estão se beneficiando das PICS por meio da ventosaterapia. Este tratamento, adaptado para crianças, visa promover alívio e tranquilidade. As sessões, que duram de 20 a 30 minutos, são realizadas semanalmente e adaptadas às necessidades individuais de cada paciente.

Lisliane Pereira, mãe de uma criança autista que participa das práticas em Landri Sales, compartilha sua experiência: “Eu já conhecia o tratamento e vejo que ajuda bastante, tanto para relaxar quanto para trazer benefícios às crianças autistas e outras com comorbidades. Minha filha está mais relaxada e calma, e o tratamento tem sido maravilhoso”, ressaltou.

As PICS podem ser oferecidas em Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios especializados, serviços de reabilitação, centros de saúde mental, centros de PICS e hospitais. 

Facebook
Veja também