Piauí reduziu em 57% a emissão de CO2, afirma Rafael Fonteles
A declaração do governador foi dada em coletiva ao lado de ministros que participam de Plenária do Plano Clima Participativo, em Teresina, nesta sexta (2).
O governador Rafael Fonteles afirmou que o Piauí tem se destacado no cenário nacional pelas ações eficazes para a redução de gases poluentes, com diminuição de 57% na emissão de CO2 entre 2012 e 2022. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (2) no Palácio do Karnak.
Ainda nesta sexta, ocorrerá a Plenária do Plano Clima Participativo, promovido pelo Governo Federal, que ocorrerá à tarde no Centro de Convenções de Teresina (CCT).
Ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, Rafael Fonteles destacou o compromisso do Piauí com a preservação ambiental.
“Em 2012, o Piauí atingiu o pico de emissão líquida de 35 milhões de toneladas de CO2, número que caiu para 14 milhões em 2022, uma redução de 57%. Nossa meta é alcançar 9 milhões de toneladas em 2025, uma meta factível considerando essa curva decrescente nos últimos anos”, afirmou o governador.
Fonteles enfatizou que, sendo um estado predominantemente agrícola, o Piauí tem visto grande parte dessa redução graças à diminuição do desmatamento associado à agropecuária. “Registramos uma queda de 5% no desmatamento entre 2022 e 2023. Ou seja, o setor agropecuário, principal vetor para a redução de emissão de CO2, está contribuindo significativamente para a diminuição das emissões de gases poluentes”, explicou.
Participação social, crise climática e impacto nos mais pobres
O ministro Márcio Macêdo destacou a importância da participação da sociedade na elaboração de políticas públicas, sublinhando o compromisso do governo Lula com um plano climático inclusivo. “Estamos desenvolvendo um plano de clima participativo. As políticas públicas do presidente Lula são feitas com o povo”, afirmou.
A ministra Marina Silva ressaltou que o Plano Clima Participativo é um esforço do Brasil para alcançar suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND), metas estabelecidas globalmente para a redução de emissões de CO2 até 2050. “As emissões de CO2 têm contribuído para a crise climática global e o aquecimento do planeta, cujos efeitos já estão sendo sentidos. Eventos climáticos extremos estão acontecendo no mundo inteiro, inclusive no Brasil, com incêndios e a baixa dos níveis dos rios”, alertou.
Wellington Dias reforçou que as mudanças climáticas afetam toda a sociedade, mas os mais pobres são os mais vulneráveis. “Estamos lidando com um risco à vida e ao equilíbrio do planeta. É claro que os mais afetados são os mais pobres, no Brasil e no mundo”, disse o ministro, destacando a importância da participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) na plenária.
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
-
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina. -
Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município. -
Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população. -
Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região. -
Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir