TCE divulga lista dos 40 municípios do Piauí que não possuem Fórum de Educação
O levantamento de dados teve o objetivo de verificar as dificuldades na funcionalidade dos fóruns educacionais.
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) informou que 40 municípios do estado não têm Fórum Municipal de Educação. Os dados foram coletados a partir de um levantamento realizado pela Divisão de Fiscalização da Educação e Diretoria de Fiscalização de Políticas Públicas (DFPP), com relatoria da conselheira Lilian Martins.
De acordo com a Corte, o fórum é de extrema relevância para promover a articulação entre diferentes atores da sociedade civil e do poder público na discussão de políticas educacionais. Esse espaço ajuda na troca de experiência e encaminhamento de propostas, bem como monitoramento de políticas públicas de educação.
Além disso, os fóruns devem possuir representantes de instituições educacionais, órgãos governamentais, entidades sindicais e associações comunitárias.
O levantamento de dados teve o objetivo de verificar as dificuldades na funcionalidade dos fóruns educacionais. O TCE informou que 224 secretarias municipais de Educação do Piauí foram analisadas. O processo começou com aplicação de questionário no Encontro do Fórum Estadual de Educação (FEE-PI), no dia 12 de abril de 2023, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Logo após, os documentos passaram por uma verificação.
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (IBGE, 2018), respondida pelos 224 entes, apontou que 180 municípios piauienses afirmavam possuir Fórum Municipal de Educação. Os 44 municípios restantes informaram não possuir ou não saber da existência do FME.
Conforme a Corte de Contas, na época da pesquisa do IBGE, os municípios de Antônio Almeida, Boqueirão do Piauí e Buriti dos Montes não sabiam da existência ou não possuíam FME. No entanto, eles informaram no questionário do FEE-PI que possuíam fóruns.
Por sua vez, o município de Lagoa Alegre disse que não sabia da existência ou não possuía FME à época da pesquisa do IBGE, não havia respondido ao questionário do FEE-PI, mas informou no questionário do TCE que possuía fórum.
Ao analisar os dados, a equipe técnica do TCE identificou que há Fórum Municipal de Educação em 184 municípios piauienses, alguns dos municípios que não possuem são: Angical do Piauí, Anísio de Abreu, Antônio Almeida, Aroeiras do Itaim,Bom Jesus, Bonfim do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Canavieira, Currais, Domingos Mourão, Esperantina, Francisco Santos,Gilbués,Jaicós, Jerumenha,Júlio Borges, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Milton Brandão, Nazaré do Piauí, entre outros.
Confira o levantamento na íntegra aqui.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.Sefaz-PI faz prestação de contas em audiência pública do 2º quadrimestre de 2024
A audiência ocorreu na última terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir