Analfabetismo da população quilombola é maior que a média da população no Piauí
Esse dado destaca uma disparidade preocupante na educação entre as comunidades quilombolas e o restante da população do estado.
O Censo Demográfico 2022 do IBGE revelou que a taxa de analfabetismo entre a população quilombola do Piauí é de 28,75%, significativamente superior à média estadual, que é de 17,23%. Esse dado destaca uma disparidade preocupante na educação entre as comunidades quilombolas e o restante da população do estado.
A análise detalha que a taxa de analfabetismo varia conforme a localização dos quilombolas, seja dentro ou fora dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados. Para os quilombolas residentes dentro desses territórios, a taxa de analfabetismo é de 29,87%, enquanto para aqueles fora dos territórios, o índice é de 28,34%.
No cenário nacional, a taxa de analfabetismo entre a população quilombola é de 18,99%, bem acima da média nacional de 7,0%. Entre os quilombolas que vivem dentro dos territórios oficialmente delimitados, a taxa é de 19,75%, comparada aos 18,88% observados para aqueles fora desses territórios. Entre os estados, Alagoas apresenta a maior taxa de analfabetismo entre a população quilombola, com 29,77%, seguido pelo Piauí com 28,75%. O Distrito Federal registra a menor taxa, com apenas 1,26%.
O Censo também revela diferenças significativas nas taxas de analfabetismo entre diferentes faixas etárias dentro da população quilombola do Piauí. O grupo etário de 15 a 19 anos tem a menor taxa de analfabetismo, com 4,06%, em comparação aos 2,51% da população geral do estado. Em contraste, a taxa de analfabetismo para a faixa etária de 65 anos ou mais é alarmante, alcançando 68,95%, enquanto a média estadual é de 47,63%.
-
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina. -
Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município. -
Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população. -
Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região. -
Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir