Viagora

Projeto atende pessoas com deficiência durante a Caravana da Cidadania em Teresina

A iniciativa foi apresentada durante a 3ª edição da Caravana da Cidadania, no bairro Mocambinho

O Governo do Piauí, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), lançou neste sábado (7) o Projeto Inclusão Itinerante, uma nova iniciativa voltada para descentralizar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços essenciais prestados pelo estado. O lançamento aconteceu durante a Caravana da Cidadania, um evento promovido pela Secretaria da Administração (Sead), em parceria com diversos órgãos estaduais, no bairro Mocambinho, em Teresina.

A proposta do Inclusão Itinerante é levar os serviços da Seid para as diferentes regiões do estado, possibilitando que pessoas com deficiência tenham acesso mais fácil a benefícios como a Carteira de Identificação do Autista, o Passe Livre Intermunicipal e o Passe Livre Cultura. Para isso, o projeto contará com um motorhome adaptado, equipado com mesas, cadeiras e uma barraca toldo para oferecer um ambiente adequado para os atendimentos. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 385 mil, com contrapartida estadual de R$ 35 mil.

Foto: ReproduçãoGoverno do Piauí lança projeto Inclusão Itinerante para descentralizar serviços de apoio às pessoas com de
Projeto atende pessoas com deficiência durante a Caravana da Cidadania em Teresina

Segundo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o veículo adaptado é uma ferramenta essencial para aproximar os serviços da Seid das pessoas com deficiência, especialmente em áreas mais distantes da capital. “Esse projeto tem o objetivo de descentralizar os serviços que nós oferecemos e levá-los para mais próximo dessas pessoas. Além de Teresina, vamos fazer um cronograma para percorrermos todo o estado do Piauí, oferecendo mais conforto e acessibilidade”, ressaltou o secretário.

A proposta de levar os serviços diretamente às comunidades é uma resposta à necessidade de inclusão de forma mais acessível e eficiente, alcançando localidades onde o acesso a esses direitos pode ser limitado. Além dos atendimentos presenciais no motorhome, a Seid planeja garantir que o projeto seja uma ferramenta dinâmica, capaz de adaptar-se às demandas de cada localidade.

Durante o evento de lançamento, o morador do bairro Mocambinho, Luís Felipe Valadão, destacou a qualidade do atendimento que recebeu ao emitir a Carteira de Identificação do Autista. “Eu vim na Caravana da Cidadania hoje para fazer a minha carteirinha do autista e fui muito bem recebido pela equipe que resolveu o meu problema”, relatou, satisfeito com a agilidade e atenção dedicadas pelos profissionais da Seid.

Essa edição da Caravana da Cidadania foi a primeira a ser realizada em Teresina, ocorrendo na Praça da Telemar, no bairro Mocambinho. Além dos serviços da Seid, o evento contou com a participação de várias instituições e órgãos estaduais, oferecendo emissão de documentos, atendimentos de saúde, orientações sobre programas habitacionais, entre outros serviços gratuitos para a população.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também