Tribunal de Contas manda bloquear as contas da Prefeitura de Teresina
A decisão foi emitida nessa segunda-feira (16/12).
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através do conselheiro Jaylson Fabianh Lopes Campelo, acolheu representação da Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS) e da Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) e determinou o imediato bloqueio das contas da Prefeitura Municipal de Teresina, administrada pelo prefeito Dr. Pessoa, até que o gestor encaminhe ao Tribunal todos os documentos e informações que compõem a prestação de contas (Documentação Web, SAGRES Contábil, SAGRES Folha). A decisão foi emitida nessa segunda-feira (16/12).
A medida cautelar foi necessária em virtude de representação oferecida pelas DFCONTAS e DFPESSOAL relatando ausência da entrega de prestação de contas, documentos e informações ao TCE, referentes ao exercício de 2024, nos termos da Instrução Normativa do Tribunal nº 06/2022.
A divisão técnica revelou a ocorrência de irregularidade grave praticada pelo prefeito de Teresina, quanto ao não envio da prestação de contas, documentos e informações à Corte de Contas.
“Referida conduta omissiva, acima relatada, também caracteriza nítido desrespeito ao princípio republicano da prestação de contas e ao direito do cidadão à boa administração, fundado no efetivo controle da administração pública”, finalizou.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem o gestor não atendeu ás ligações.
-
Petrus Evelyn defende mais transparência na presidência da Câmara de Teresina
Uma das propostas do candidato a presidência da Câmara de Teresina é a disponibilização das informações dos comissionados no site da Casa. -
Possibilidade é zero, declara Júlio Arcoverde sobre fusão entre PP e PT
O parlamentar enfatizou que a especulação dessa coligação é um “casamento não comunicado”, tendo em vista que não houve nenhuma sinalização do PP para adesão a esta proposta. -
Câmara de Teresina aprova Orçamento de R$ 5,6 bilhões para 2025
A decisão da Câmara Municipal foi unânime e o texto foi aprovado nesta terça-feira (17) na sua forma integral. -
Presidente da Agespisa aciona o TCE contra prefeita de Piripiri por dívida de 219 mil
A representação foi enviada no dia 17 de novembro deste ano e tem como relator o conselheiro Jackson Nobre Veras. -
Joel Rodrigues diz que está à disposição para candidatura ao Governo do Piauí em 2026
Com a liberação de deputados do PP, aliados ao governo do PT, o partido busca de vez desvincular essa ideia de que a união seria possível.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir