Piauí receberá 6.951 novas unidades do programa Minha Casa Minha Vida
Segundo o governo, os novos imóveis irão beneficiar aproximadamente 28 mil piauienses, reafirmando o compromisso do Governo Federal com o direito à moradia e o desenvolvimento social
O Governo do Piauí, divulgou que o Governo Federal por meio do Ministério das Cidades, autorizou a contratação de propostas, para a construção de 6.951 novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida no Piauí.
Segundo o governo, os novos imóveis irão beneficiar aproximadamente 28 mil piauienses, reafirmando o compromisso do Governo Federal com o direito à moradia e o desenvolvimento social. As habitações estão distribuídas entre diferentes modalidades do programa, que atendem públicos específicos.
Na modalidade Urbana do Minha Casa, Minha Vida, que prevê a provisão subsidiada de novas unidades habitacionais em áreas urbanas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) serão 3.598 unidades. Essa modalidade é destinada a famílias de baixa renda, com foco em áreas urbanas, oferecendo subsídios integrais ou parciais, variando de acordo com a renda familiar. Agricultores familiares, trabalhadores rurais e de comunidades tradicionais serão beneficiados com 2.321 em municípios como: Barras, Batalha, Luís Correia, Canto do Buriti, Wall Ferraz, Pedro II, Paes Landim, Paquetá, entre outros.
De acordo com o Ministério das Cidades foram autorizadas ainda, a construção de 132 moradias voltadas para famílias organizadas em cooperativas ou associações sem fins lucrativos, nos quais permitem que as próprias entidades sejam responsáveis pela execução das obras, promovendo autonomia e inclusão social. Também foram autorizadas, as contratações de 900 unidades pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que objetiva atender famílias em situação de vulnerabilidade em áreas urbanas de municípios com até 50 mil habitantes, tendo como contemplados: Agricolândia, Água Branca, Amarante, Aroazes, Assunção do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Buriti dos Montes, Cristalândia do Piauí, Curimatá, Curral Novo do Piauí, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, entre outros.
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), Carlos Edilson, destacou a importância dessa conquista para o estado. “A autorização para a contratação dessas unidades habitacionais representa mais do que números. É o reflexo do compromisso do governo federal em proporcionar dignidade às famílias piauienses que mais precisam. A ADH-PI tem acompanhado todas as portarias do Ministério das Cidades e está empenhada em apoiar os processos no Estado, conforme houver necessidade”, pontou.
Conforme o Governo Federal, o programa Minha Casa Minha Vida, continua sendo um instrumento essencial para reduzir o déficit habitacional no Brasil, promovendo qualidade de vida e inclusão social. Para acessar os benefícios do programa, as famílias devem se enquadrar nos critérios de renda e residir nos municípios onde as unidades habitacionais serão construídas. As condições específicas para participação no programa variam conforme a modalidade:
FAR: as famílias devem estar registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e aguardar as orientações das secretarias de Habitação de seus municípios.
Entidades: interessados devem buscar cooperativas ou associações habilitadas, que organizam e conduzem os projetos habitacionais.
Rural: as famílias devem estar registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e procurar os órgãos responsáveis pela assistência rural em seu município.
FNHIS: a seleção ocorre em parceria com estados e municípios, priorizando famílias em situações de vulnerabilidade extrema.
-
Sejus do Piauí realiza reunião estratégica com setores internos
Segundo o subsecretário da Justiça, Cel. Sousa Filho, essa medida faz parte de um esforço contínuo da Sejus, em aprimorar suas práticas administrativas e garantir uma gestão moderna e ágil. -
Bombeiros intensificam alertas para chuvas em Picos
Com previsão de chuvas intensas e ventos fortes, Corpo de Bombeiros amplia comunicação para atingir mais pessoas, incluindo moradores de áreas vulneráveis e sem acesso à internet -
Semec de Teresina autoriza alunos da rede municipal iniciar ano letivo sem uniforme
Segundo a secretaria, a decisão visa maior comodidade para os pais e responsáveis dos alunos matriculados na rede municipal de ensino. -
Temporal causa alagamentos e casas ficam debaixo d'água em Parnaíba
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo nesta segunda-feira (20) informando que os municípios do litoral do estado podem ser atingidos por chuvas intensas. -
Museu dos Povos Indígenas é destaque nos atrativos turísticos do Piauí
Segundo a Setur Piauí, o museu que foi inaugurado em 2023, tem atraído um público apaixonado por experiências que combinam história e cultura de forma imersiva.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir