Viagora

Temporal causa alagamentos e casas ficam debaixo d'água em Parnaíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo nesta segunda-feira (20) informando que os municípios do litoral do estado podem ser atingidos por chuvas intensas.

Além de Picos, diversos municípios do estado têm sido impactados por fortes chuvas neste período. O litoral do Piauí está em estado de alerta, com possibilidade de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). O alerta amarelo foi emitido nesta segunda-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme o alerta, alguns municípios da região que podem sofrer os impactos são: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, entre outras que se situam na microrregião do litoral piauiense.

Moradores de Parnaíba registraram através de vídeos ruas alagadas no bairro Piauí, popularmente conhecido como Piscinão, devido às constantes enchentes no período chuvoso. Através das redes sociais, a deputada Gracinha Mão Santa, atuante no município, informou que aliada a prefeitura tem realizado ações para ameniar os danos deixados pelas fortes chuvas.

"As fortes chuvas que atingem Parnaíba e demandam atenção e ação imediata. Por isso, a Prefeitura de Parnaiba está empenhada em prevenir, reparar e minimizar os danos causados, realizando serviços de limpeza, desobstrução de vias e reparos necessários para garantir a segurança da população", informou no Instagram.

O INMET também informou que outras áreas nas regiões Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte também serão afetadas pelo temporal.

Entre as instruções do instituto de meteorologia, estão: em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se necessário, ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Inmet

Facebook
Veja também