BOPAer realiza Estágio de Operações aérea no litoral do Piauí
Os treinamentos foram realizados na Lagoa do Portinho, Aeroporto e na Praia de Atalaia. Ao todo, 14 policiais voluntários que desejam se tornar, "Operador Aerotático de Segurança”, participaram.A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer), realizou, nos dias 2 e 3 de dezembro, o Estágio de Operações Aéreas no litoral do Piauí.
Os treinamentos foram realizados na Lagoa do Portinho, Aeroporto e na Praia de Atalaia. Ao todo, 14 policiais voluntários que desejam se tornar "Operador Aerotático de Segurança” participaram.
No litoral do Piauí, os policiais realizaram treinamentos de salvamento em água parada [Lagoa do Portinho] e com as ondas do mar, e receberam noções de salvamento aéreo no auditório do aeroporto de Parnaíba.
De acordo com o gerente de Aviação da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Gomes, durante o curso os policiais terão noções de navegação aérea, tiro embarcado e sistema de combate a incêndio em floresta.
"Nós estamos fazendo treinamento de resgate de pessoas que estejam se afogando. Não tem tanta dificuldade de salvamento na água parada. No mar temos a onda, o vento é mais forte, necessita de uma técnica maior e preparo físico maior do tripulante", comenta o Coronel.
O curso teve início em 16 de novembro com carga-horária de 172 horas entre disciplinas teóricas e práticas.
Por: Alessandra Fonseca