PM alinha envio de tropas para a segurança nas eleições no Piauí
Os agentes devem ser enviados aos pontos de reforço a segurança, na quinta-feira (03) e uma reunião foi realizada previamente para definir as rotas e diretrizes.A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) discutiu, na manhã desta quarta-feira (02), durante reunião, o envio de 6.500 policiais para reforçar a segurança das eleições municipais no Piauí. Ao todo, 3.560 locais de votação serão monitorados.
Os agentes devem ser enviados aos pontos de reforço a segurança, na quinta-feira (03), por isso na reunião foram definidas as rotas, horários e estratégias para os embarques das equipes. As eleições municipais serão realizadas no domingo (06).
De acordo com o comandante do Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPI, coronel Jacks Galvão, a reunião teve o objetivo de definir as diretrizes para as ações.
“A reunião é para fazer o alinhamento sobre todas as rotas, todos os oficiais que vão comandar esse deslocamento das guarnições para o interior do estado. Essas rotas já foram previamente definidas e encaminhadas ao TRE. Ela contempla todo o estado e aqui é exatamente o alinhamento para que saia todo mundo no mesmo horário, para que nós não tenhamos prejuízo com relação à distância, porque nós sabemos que algumas rotas são mais longas, outras mais curtas. A partir de amanhã, 7h da manhã, estaremos enviando o maior número de policiais para os reforços do interior”, explicou.
Em Teresina, pelo menos cinco pontos devem ser definidos para os embarques das equipes. O comandante afirmou ainda que as forças de segurança do Piauí devem fazer visitas aos colégios eleitorais, sobrevoos e acompanhamento.
“E no domingo teremos aqui o nosso Centro Integrado, onde contaremos com a presença de todas as forças de segurança do Piauí. Aqui reunidos nós teremos uma possibilidade maior de avaliar cada situação e tomar as decisões conforme as determinações da Secretaria de Segurança. O Centro vai funcionar a partir das sete e meia da manhã do domingo, nós estaremos aqui até o término da apuração dos votos, acredito que isso levará em torno de vinte horas, então nós estaremos aqui direto, faremos sobrevoo em algumas cidades, faremos visita em alguns colégios eleitorais. Nós iremos avaliar o andamento das eleições, que certamente será num momento de tranquilidade, porque o nosso povo é muito pacífico”, completa o coronel”, explicou.