Secretaria da Justiça inaugura reforma da Penitenciária de Esperantina
Na próxima segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Justiça inaugura às 8h30, a reforma e ampliação da Penitenciária Regional de Esperantina Luiz Gonzaga Rebêlo.Na próxima segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Justiça inaugura às 8h30, a reforma e ampliação da Penitenciária Regional de Esperantina Luiz Gonzaga Rebêlo.
O local passou por ampla reforma nos pavilhões e nas salas do administrativo e de atendimento, além de reforma e ampliação do consultório odontológico, alojamentos, setor administrativo, recepção e cozinha.
Carlos Augusto o secretário de Justiça, frisa a importância da obra para o sistema prisional e como será determinante para a classificação dos presos.
“A nova estrutura inaugurada possibilita a ressocialização, não só com a educação, mas com oportunidade de trabalho e renda. Esperantina está pronta para audiências virtuais, que facilitam o trabalho da Polícia Penal e do Judiciário, que pode ouvi-lo de qualquer comarca do Estado. Uma unidade moderna e será modelo para as unidades de médio risco”, enfatiza o Cel. Carlos Augusto.
Segundo o secretário, a obra contempla ainda novas salas para a nutrição, psicologia, farmácia, sala de vistoria de visitas, parlatório, almoxarifado, lavanderia e uma câmara fria.
“Com a construção de uma nova unidade em Buriti dos Lopes, iremos classificar os presos condenados. Os de médio risco ficarão em Esperantina e, em Buriti dos Lopes, os de alto risco. É uma unidade vocacionada para a linha de trabalho; já temos uma linha de produção de tijolos ecológicos e vamos instalar uma fábrica de blocos de concreto e uma panificadora”, destaca o secretário.
O secretário da justiça ainda destaca que, a Sejus segue um cronograma de obras, reformas e construções de unidades prisionais em todo o Estado. São obras na Penitenciária Irmão Guido, de Picos, em Floriano, em Oeiras e na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina.
“Editais de licitação já estão sendo lançados para a construção de mais duas casas de detenção provisória em Altos e Picos, uma Penitenciária Feminina em Picos e uma cadeia pública em Altos, com mais de 800 vagas. Temos um cronograma até 2025, com meta de criar mais de 3 mil vagas”, conclui o secretário.